Vimaranenses são os primeiros matematicamente despromovidos. Braga precisa agora de milagre.

A equipa B do Vitória de Guimarães viu, esta segunda-feira, confirmada a descida de divisão na Segunda Liga, a empatar na receção ao Sp. Braga B, 2-2, no dérbi minhoto que encerrou a 32.ª jornada da prova.

A equipa treinada por Alex, que precisava de um triunfo para ainda alimentar alguma hipótese pela permanência, desperdiçou duas vantagens no marcador ao longo do jogo.

Aziz inaugurou o marcador a favor do Vitória, aos oito minutos, mas os bracarenses empataram por Elias, aos 42’, consumando o 1-1 ao intervalo. Na segunda parte, Edmond Tapsoba recolocou os vimaranenses na frente, aos 56 minutos. Depois, Inácio estabeleceu o 2-2 final, aos 70’.

É a segunda descida do V. Guimarães B na Segunda Liga, depois de ter sido despromovido aos campeonatos não profissionais na época 2012/2013, a de estreia das equipas secundárias.

O Vitória é 18.º e último classificado, com 29 pontos, estando a oito dos lugares de permanência, quando faltam disputar duas jornadas e um total de seis pontos. Já o Sp. Braga B, apesar do empate, tem escassas hipóteses de continuar na Segunda Liga. A formação arsenalista está no 17.º e penúltimo lugar, com 31 pontos e só um milagre matemático permite a salvação.

E as contas são “fáceis”: o Sp. Braga B está a seis pontos de Farense, Arouca e Varzim, 14.º, 15.º e 16.º classificados, respetivamente, com 37 pontos. Para ficar na prova, tem de ganhar os dois jogos em falta e esperar que os adversários percam. Isto porque, nos jogos entre as quatro equipas, o Sp. Braga B ficaria no segundo lugar, atrás do Varzim, mas à frente de Farense e Arouca.