Sempre se questionou se quem trai mais são as mulheres ou os homens? Parece que existe mesmo um motivo para as pessoas trairem as suas caras-metade.

A traição é um dos temas mais antigos da história da humanidade e que hoje está presente em praticamente todos os domínios da vida. Ainda assim, claro que, quando falamos em traição pensamos logo na possibilidade de isso acontecer connosco e com a nossa cara-metade.

Não existe uma explicação para o facto de as pessoas traírem, mas e se lhe disséssemos que alguns traços da sua personalidade podem, efetivamente, ditar uma maior propensão para trair a sua cara-metade? Sim, a ideia parece assustadora, mas calma. Explicamos-lhe tudo e começamos pelo início. 

Quem trai mais: Eles ou elas?

Um estudo publicado na revista científica Psychological Bulletin, que contou com a participação de cerca de 45.000 pessoas, chegou à conclusão de que quem trai mais são os homens, cerca de 42%, contra 38% das mulheres. Esta conclusão vem dar força às noções de senso comum, que dizem que são eles quem menos respeita a relação monogâmica, apesar de a diferença da percentagem ser reduzida.

A grande questão, nesta fase, prende-se com o porquê de isto acontecer. Os mesmos investigadores, depois de analisarem 565 experiências diferentes, identificaram dois motivos fundamentais para haver uma traição.

Porquê trair?

Por um lado existem fatores relativos às situações em si, como a a magnitude da recompensa e, por outro, existem fatores pessoais como a idade e o género. São os homens quem gosta mais de arriscar e essa pode ser a justificação para também serem os homens quem trai mais, sendo que sentem menos medo de possíveis sanções pelos seus atos.

Isto também explica o porquê de as mulheres traírem menos. Segundo Ingo Zettler, diretor do laboratório de Personalidade e Comportamento Social da Universidade de Copenhaga, as mulheres preocupam-se mais com os danos que podem infligir aos outros.

Além deste fator, também a questão da idade é relevante, dado que, ainda de acordo com os investigadores deste estudo, à medida que a idade avança, a tendência para trair também diminui.

Além destes fatores que podem – e muito – depender de si, também a sua mente lhe pode pregar algumas partidas de vez em quando. Os sonhos, por exemplo, podem ser bons indicadores de que algo não está bem consigo ou com a sua relação.

  • Se a traição é feita por si, possivelmente sente-se culpado devido a algum aspecto na sua relação. Se o sonho é sobre ser traído, poderá significar insegurança de sua parte ou que tem ciúmes de uma terceira pessoa.
  • Sexo com a Ex – Não, não quer dizer que a quer de volta. Sonhar com alguém com quem se relacionou no passado pode, indirectamente, revelar medos sobre algo que aquela antiga relação lhe faça lembrar.
  • Sexo com outro homem  – Aceita-se enquanto homem e reconhece os seus melhores atributos? Então este sonho pode apenas ser um reflexo de que se gosta de ti tal como é.
  • Sexo inapropriado  – Há casos mais inapropriados do que sonhar com a ex. Não procure uma explicação romântica. Em vez disso, aceite que a sua mente anda ocupada e não valorize demasiado as fantasias que os sonhos lhe dão.