Reunião de Isabel Oneto com a Câmara Municipal de Guimarães, Direção Nacional da PSP e ainda os Comandos Distritais da PSP e GNR.

Guimarães prepara-se para acolher os jogos da Fase Final da Liga das Nações, estimando-se a presença de milhares de turistas na cidade-berço, principalmente no primeiro jogo entre Inglaterra e Holanda, a realizar no dia 6 de junho.

Esta segunda-feira, decorreu uma reunião no Município com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança e restante Vereação, do Diretor Nacional da PSP, Luís Farinha, e ainda os Comandos Distritais da PSP e GNR, no sentido de avaliar o trabalho de preparação que está a ser desenvolvido no plano de segurança para os jogos da Liga das Nações.

Isabel Oneto destacou a “articulação” que tem sido feito pelo trabalho do Município na área da Proteção Civil, Desporto e os vários departamentos da autarquia, em cooperação com a GNR e PSP, assim como a Polícia Municipal. A Secretária de Estado considerou que foi uma “reunião muito útil” e apelou a que“seja um momento de festa para a Cidade e uma festa do desporto”. Isabel Oneto deixou uma palavra de tranquilidade aos cidadãos, reforçando que “é importante receber bem aqueles que nos visitam, sendo que a PSP tem uma experiência adquirida neste tipo de eventos e estamos em crer que tudo irá correr pelo melhor”, afirmou.

Nesta reunião foi estabelecido o ponto da situação, resultado do trabalho que está a ser realizado há vários meses, sendo que em breve será aprofundado todo o planeamento relativamente ao número de efetivos e tipologia de intervenção. “Portugal já tem a experiência de vários jogos e grandes eventos, assim como o Euro’2004, existe um conhecimento aprofundado das forças de segurança nesta matéria e não há razão para que os cidadãos não se sintam seguros. Penso que serão dias de festa para Guimarães”,adiantou Isabel Oneto.

Domingos Bragança considerou que a Fase Final da Liga das Nações “é um evento a nível mundial que só enaltece e orgulha Guimarães” e realçou o empenho e articulação no planeamento deste evento. “Esta reunião serviu para dar a conhecer o trabalho preparatório das Forças de Segurança, o que nos dá uma grande tranquilidade fruto da preparação e do planeamento que está a ser feito. Portugal é um país seguro e contamos com a compreensão dos vimaranenses porque estes dias serão diferentes do quotidiano dos nossos cidadãos, causando algum desconforto, mas é para bem de Guimarães e para bem de Portugal”, referiu o Presidente da Câmara Municipal.

Informa-se ainda que na próxima quarta-feira, 22 de maio, realiza-se uma conferência de imprensa às 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com representantes da Federação Portuguesa de Futebol, Município de Guimarães, Vitória SC, PSP, GNR e Proteção Civil a dar conta da operação que está a ser definida para a Liga das Nações.