Congresso Mundial da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) decorre de 2 a 5 de junho, em Cracóvia (Polónia).
A vimaranense Rita Miranda vai representar a região Sul da Europa e Mediterrâneo no II Encontro Mundial de Jovens Embaixadores da OCPM – Organização das Cidades Património Mundial, em Cracóvia, a decorrer de 2 a 5 de junho.
Rita Miranda, 23 anos, assume a responsabilidade de representar uma das zonas mais ricas em termos de património cultural do mundo,no contexto dos monumentos e sítios classificados pela UNESCO, durante o Congresso Mundial da OCPM que contará com as presenças da Vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, e do Vereador Fernando Seara de Sá.
Recorde-se que a jovem vimaranense destacou noEncontro de Jovens Embaixadores de Cidades Património da Humanidade, quedecorreu em Ibiza nos passados dias 20 a 22 de março, ao apresentar umaproposta centrada na forte identidade e sentido de pertença dos vimaranenses,os maiores e melhores embaixadores que o Património de uma cidade pode conhecer. Foi com esta apresentação que não deixou nenhum dos presentes indiferentes, sendo selecionada entre os pares e técnicos das diferentes Cidades Património da Humanidade presentes, para ser a representante desta região da Europa no encontro mundial de jovens.
O foco continuará nas “Comunidades e Visitantes, uma responsabilidade partilhada”, através de uma reflexão urgente: “We are not just visitors at any place. We are citizens of the world.”
Sobre Rita Miranda:
Rita Miranda Pereira tem 23 anos e é natural de Guimarães.
Licenciada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho e atualmente aluna do Mestrado em Património Cultural da mesma instituição. Tem formação em vários estilos de dança, tendo sido já professora de dança em várias instituições.