Maior evento de sustentabilidade a nível nacional terá lugar de 6 a 9 de Junho em Braga

O GreenFest, maior evento de sustentabilidade em Portugal, está de volta para a 2ª edição em Braga, de 6 a 9 de Junho, desta feita no Mosteiro de Tibães. Este ano o tema será “O Planeta Água”, promovendo a reflexão e co-criação em torno de um recurso vital para a sobrevivência.

No GreenFest celebra-se o que melhor se faz nas quatro vertentes: Ambiental, Social, Económica e Cultural. Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão participar em workshops relacionados com bem-estar, lifestyle, alimentação saudável, mostra de produtos biológicos e de comércio justo, assim como projectos inovadores com vista ao desenvolvimento de sociedades mais prósperas e sustentáveis. Poderão igualmente assistir a conferências, concertos, teatro, sessões de yoga e pilates, experiências de terapia na floresta, entre outros.

A Conferência de Abertura, dia 6 de Junho, pelas 09h30, com o tema “A Água, o Lixo e as Alterações Climáticas”, irá contar, entre outros, com o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o fundador do Instituto Lixo Zero, no Brasil, Rodrigo Sabatini. A Conferência será moderada pelo Vereador do Ambiente e Turismo da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa. O dia continuará com a Cerimónia Galardão Eco-Freguesias XXI 2019 da Associação Bandeira Azul da Europa, marcada para as 14h00, que reconhecerá as freguesias nacionais que demonstraram um consistente compromisso com a sustentabilidade e termina com uma “Bioaventura Noturna” do Projeto BioAventuras.

Na sexta-feira, dia 7 de Junho, o destaque da programação é a Conferência GTrends, agendada para as 14h00, cujo tema é “Tendências Verdes”. Representantes do INL, Bosch, Fujitsu ou Finerge juntam-se para reflectir e partilhar opiniões sobre tendências que estão a moldar o presente e a redesenhar o futuro. São muitas as iniciativas marcadas para o dia 7, pelo que, durante a manhã, importa referir o Encontro de Boas Práticas Municipais Lixo Zero em Portugal, a Conferência Eco-Escolas – Boas Práticas e a Sessão “Sustentabilidade numa Sessão de Lego Serious Play”. No período da tarde, os visitantes poderão assistir igualmente à Conferência Green Key, Turismo Sustentável da ABAE e à Palestra do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável “Discover Sustainability”.

GreenFest ´reserva´ fim-de-semana para as famílias
Fim-de-semana é sinónimo de famílias para o GreenFest com uma programação que integra todas as gerações. Destaque no Sábado, dia 8, para a “Forest Nature Experience”, por parte da Re-Nature, cujo objectivo prende-se com o desenvolvimento da atenção plena, ligação sensorial e consciente com a natureza. O passeio de duas horas está agendado para as 11h30. O visitante poderá também assistir aos workshops “Cerveja Artesanal” e “Essência da felicidade” durante a tarde, sendo que Mariana Root e Kabeção Rodrigues darão por terminado o dia com o “Concerto Água”, pelas 19h00.
O último dia do maior evento de sustentabilidade em Portugal contará com dois Tours interpretativos do Mosteiro de Tibães, de manhã com o tema “Água” e à tarde “Economia Circular”, já Eunice Maia, fundadora da Maria Granel dará “Dicas para Reduzir o Desperdício” e está agendada uma Mesa Redonda com o tópico “Água Doce, Água Salgada, nosso património” organizada pelo Centro de Comunicação dos Oceanos. Entre workshops, peças de teatro, showcookings, yoga, palestras e passeios, o GreenFest terminará com vários concertos em diferentes pontos do Mosteiro de Tibães.

A água é vista como a fonte da vida, factor de ligação e um elemento comum na sociedade, pelo que, e mantendo a abordagem do ano passado relativa aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, serão abordados temas ligados a esta matéria como “Água Potável e Saneamento, “Energias Renováveis e Acessíveis”, “Indústria, Inovação e Infra-estruturas”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, “Acção Climática”, “Proteger a Vida Marinha” e “Proteger a Vida Terrestre”.
O GreenFest estabelece-se como uma plataforma de opiniões e experiências, revelando as novas ideias, produtos e projectos criados com o intuito de desenvolver um modelo de prosperidade sustentável.