O monumento da Sé Catedral de Braga celebra nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, o 930.º aniversário da solenização sagrada do altar-mor em consagração à Virgem Maria, datado de 1089.

A Sé Catedral, volvidos vários séculos, é ainda hoje um dos primordiais símbolos da cidade de Braga, com as suas capelas, o coro alto e o museu Tesouro da Sé, visitados por dezenas de milhares de pessoas todos os anos. O monumento foi construído durante três períodos arquitectónicos – românico, manuelino e barroco.

De acordo com a Arquidiocese de Braga, um dos pontos a ter em conta durante uma visita a este monumento passa pelos dois órgãos de tubos, em frente ao Coro Alto, talhados a dourado.

“Um deles, considerado como um dos mais importantes e imponentes de toda a Península Ibérica, possui 2.400 tubos que produzem uma melodia idêntica ao cantar dos rouxinóis. O Museu do Tesouro, fundado em 1930, abarca um espólio que abrange cerca de 1.500 anos de história, com um valor impossível de estimar”, precisa aquela arquidiocese.