O Céu Listrado, Clube Aeronáutico de Braga, está a organizar o Prio AERO Camping, nos dias 8 e 9 de junho. Esta é a 7.ª edição do evento, que este ano fez a junção com a Prio, pela primeira vez. Trata-se de um acampamento aeronáutico único no país que terá lugar nos dias 8 e 9 de junho.

Música, conversas, simuladores de voo, demonstrações aeronáuticas e também a possibilidade de acampar em pleno Aeródromo de Braga são os principais destaques deste evento.

Este ano o Céu Listrado inclui na programação um festival aéreo, a principal atração do AERO Camping, que contará com pilotos de acrobacia e vários aviões, sendo esperadas mais de 3 mil pessoas, segundo Rogério Silva, presidente do Céu Listrado. O AERO Camping, apesar de ser único no país, é popular noutros países, nomeadamente no Canadá e em França. Quem o trouxe para Portugal foi Rogério Silva.

O Município de Braga associou-se ao Céu Listrado na realização do evento. A vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, considera que “este é um momento de levar Braga além das suas fronteirase é também um momento de exaltação do turismo”.

“Penso que o AERO Camping e o festival aéreo vão trazer até Braga muita gente de outras cidades e de outros países”, acrescentou a vereadora.

“Vamos fazer com que o evento não seja apenas ver um show, mas seja um certame onde as pessoas possam ver um pouco da aviação, ver o existe, ter outros pontos de interesse”, disse Rogério Silva na apresentação do evento, esta tarde, 3 de junho.

A madrinha do evento é Marina Pereira, “piloto há pouco tempo” e uma das poucas mulheres aviadoras do norte. “Conseguimos que a Pri estivesse cá em Braga. É a primeira vez que este festival, patrocinado pela Prio, está cá em Braga e, juntamente com o Céu Listrado, eles têm gostado do nosso trabalho”.

No que diz respeito ao seu papel de madrinha da prova, Marina considera que “ser uma mulher no meio de tantos homens, e ter conseguido isto, mostra que as mulheres são capazes de tudo”.

O gestor de Marketing da Prio, que também esteve presente na apresentação do evento, revelou que desde cedo perceberam que “havia muita vontade de fazer um evento desta envergadura em Braga”, acrescentando que acredita que “vai ser um sucesso o que se vai desenrolar” na cidade.

O evento contará também com voos de demonstração de aeronaves, pára-quedismo, pára-motores e aeromodelismo. Estão confirmadas 32 aeronaves no evento. No entanto ainda há a intenção de alguns pilotos se juntarem ao festival, aumentando as possibilidades de chegar às 40 aeronaves presentes.

Entre os aviões convidados para o festival destaca-se o Pitts, decorado com as cores da Prio, o patrocinador principal deste ano.

Vão estar presentes os YAKSTARS, uma patrulha de três aviões, para fazer show aéreo. Estará também o CITABRIA, de acrobacia aérea que fará uma demonstração, tal como o Chipmunk, aviões antigos, e a Patrulha Fantasma. Junta-se aos aviões, os Paramotores, parapentes com motor, que vão fazer acrobacia, com fumos. Estará, também, em exposição um ULM VL3.

Para Sameiro Araújo, vereadora do Município de Braga, “este é um evento que além de promover Braga além-fronteiras tem também o forte objectivo promover o convívio entre a comunidade aeronáutica em ambiente de campismo”.

Nesta iniciativa são esperadas mais de 3.000 pessoas e cerca de 30 aeronaves para um programa repleto de actividades.

Para Rogério Bivar, presidente do Céu Listrado “o objectivo este ano passa por aproximar a comunidade bracarense para este mundo, dando a conhecer o Aeródromo, o Clube, os aviões e a actividade aeronáutica em geral, proporcionando um festival aéreo com alguns dos melhores e mais bonitos aviões de acrobacia”, salientou na apresentação do evento, realizada esta Segunda-feira, 3 de Junho.

As portas abrem dia 8 a partir das 16h00. A entrada é gratuita.