Vitória vence Santa Clara ao cair do pano

Um golo de João Pedro em período descontos garantiu hoje o triunfo do Vitória SC na receção ao Santa Clara (1-0), em jogo da 17.ª jornada I Liga portuguesa de futebol.

O avançado João Pedro, que tinha entrado na partida no decorrer da segunda parte, marcou aos 90+1 o único golo da partida, que permitiu ao Vitória manter a distância de dois pontos para o Sporting de Braga, que venceu na sexta-feira na deslocação ao FC Porto.

Com o triunfo de hoje, os vimaranenses estão em sexto lugar no campeonato, com 25 pontos, enquanto o Santa Clara mantém os 17 pontos, no 14.º lugar.

Declarações de Ivo Vieira, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (1-0) sobre o Santa Clara:

«A falta de eficácia foi um obstáculo frente ao bloco baixo do Santa Clara. Passámos com qualidade a primeira fase defensiva deles, mas no último terço, que é a fase mais difícil, tem sido uma tarefa árdua. Aquilo que os jogadores fizeram foi evidente. Tivemos quinze remates, a equipa ataca e quer ganhar, nem sempre bem jogado, mas lutam por aquilo que querem. O resultado que aconteceu foi ao cair do pano mas é inteiramente justo e não oferece qualquer dúvida».

«Todo o mundo sabe a história do André, um jogador qualificado. Oferece outra maturidade à equipa. Hoje teve o espaço dele de início, é um jogador para rentabilizar como todos os outros. Vem de um período bastante conturbado na carreira, oito meses em jogar, e é bom os colegas recebe-lo e acarinha-lo».

«Foi uma opção quando toda a gente questiona o porquê de as coisas acontecerem. O Bruno não estava disponível, o Davidson ainda está condicionado, tive de trazer um jogador que neste momento é o melhor marcador da equipa B e veio simplesmente ontem juntar-se a nós. Sabe aquilo que penso, não preciso de lhe dizer, há que trabalhar. É um bom momento, mas tem e descer à terra e continuar a trabalhar para ganhar o lugar dele no futuro».

Declarações de João Henriques, treinador do Santa Clara, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (1-0) frente ao V. Guimarães em jogo da 17.ª jornada da Liga:

«Na nossa estratégia penso que correu praticamente tudo bem, a eficácia é que ditou que não conseguíssemos levar daqui mais qualquer coisa. O adversário teve mais posse e mais remates, mais situações de perigo junto da nossa defesa, mas as ocasiões flagrantes foram repartidas. Demos mais posse ao adversário, demos pouco espaço, fomos controlando a partida e conseguindo manter-nos no jogo, até porque aos 81 e aos 90 tivemos duas grandes ocasiões. Quem não marca, como diz o chavão, acontece o que aconteceu. Fechámos o jogo interior do Vitória, que é muito forte; não conseguiu chegar a ocasiões de golo e depois tem remates de fora da área ou cruzamentos. Quando tivemos bola chegámos com critério a zonas de finalização. Com a intranquilidade do Vitória, aproveitando a transição temos de ser mais eficazes nestes estádios e contra estas equipas».

[Paragens faziam parte da estratégia para quebrar o ritmo?] «Não, de todo. As paragens foram paragens que acontecerem normalmente. A única paragem que foi estratégica foi a do Marco, em que estávamos a menos um. As outras foram normais no jogo. Enervar o adversário fazia parte do jogo, mas tapando o caminho. Colocámos um losango no meio campo para podermos estar mais por dentro no meio campo de forma a fechar o caminho».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Santa Clara, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, João Pedro, 90+1 minutos.

Equipas:

– Vitória SC: Douglas, Victor Garcia, Tapsoba, Pedro Henrique, Florent, Pepê, André André (João Pedro, 73), Lucas Evangelista, Marcus Edwards (Rafa Soares, 90+4), Rochinha (Davidson, 73) e Léo Bonatini.

(Suplentes: Miguel Silva, Frederico Venâncio, Rafa Soares, Dénis Poha, João Carlos Teixeira, Davidson e João Pedro).

Treinador: Ivo Vieira.

– Santa Clara: Marco, Patrick, João Afonso, Fábio Cardoso, Mamadu Candé, Osama Rashid, Anderson Carvalho, Costinha (Nené, 90), Lincoln (César, 76), Carlos Júnior e Guilherme Schettine (Thiago Santana, 71).

(Suplentes: André Ferreira, César, Zaidu, Nené, Ukra, Zé Manuel e Thiago Santana).

Treinador: João Henriques.

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tapsoba (28), Fábio Cardoso (30), Marco (65), Anderson Carvalho (66), Mamadu Candé (81), Victor Garcia (83), Osama Rashid (84) e Miguel Silva (90+2, no banco). Cartão amarelo para o treinador do Vitória de Guimarães, Ivo Vieira (80).

Assistência: 12.815 espetadores.

Veja aqui os melhore momentos da partida