As Festas de São João de Braga, que alcançaram o segundo lugar na final do distrito das 7 Maravilhas da Cultura Popular, voltam a ir a votos a 16 de agosto, na cerimónia da repescagem dos seis melhores segundos classificados.

Para Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, o segundo lugar das festas “pode levar o São João de Braga até primeira semifinal do concurso”, que acontece dia 23 de agosto, em Loulé.

Recorde-se que a Filigrana da Póvoa de Lanhoso foi a pré-finalista apurada, ontem, para representar o distrito de Braga às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

“Ainda que não tenhamos passado diretamente para a semifinal, acreditamos que a gala da repescagem nos possa ajudar a chegar à fase seguinte”, atira o responsável pela organização das sanjoaninas de Braga,citado em nota de imprensa.

Com duas candidaturas, promovidas pela Associação de Festas de São João de Braga, na luta por um lugar na próxima fase, e depois de uma final regional renhida, as Festas de São João de Braga acabaram por se destacar, deixando a candidatura dedicada aos Gigantones e Cabeçudos pela final regional.

“Quando nos candidatamos às 7 Maravilhas sabíamos que o desafio seria grande e que todas as candidaturas que apresentamos (6 candidaturas iniciais) teriam força e história para as trazer até esta fase regional. Ainda que tenham ficado em sétimo lugar, os Gigantones e Cabeçudos chegam à repescagem através da candidatura das Festas de São João, uma vez que são uma parte muito importante das nossas festas”, recorda o responsável pela organização das sanjoaninas.

O segundo lugar, anunciado na manhã desta quarta-feira, 12 de agosto, coloca o São João de Braga na gala de repescagem, que acontecerá já este domingo, 16 de agosto, em Porto de Mós.

O número de votação mantém-se inalterado, no entanto, o período para fazer chamadas será reduzido, concentrando-se entre as 11:30 e as 19:30 do próximo domingo.

Organizado pelas 7 Maravilhas de Portugal, esta edição dedicada à Cultura Popular tem como categorias o artesanato, artefactos, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias.