Grande auditório do Centro Cultural Vila Flor “encantado” com o projeto “Cantania”, protagonizado por mais de 400 crianças das escolas de Guimarães.

O público saiu rendido e de alma cheia. Mais de 400 crianças das 17 escolas do ensino básico de Guimarães participaram no projeto “Cantania”, em duas sessões que decorreram este sábado, 08 de junho, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, e da Vereadora da Educação e Cultura, Adelina Pinto.

Domingos Bragança valorizou este projeto, registando a “participação dos alunos do concelho através de iniciativas de âmbito cultural”, destacando “a marca cultural no território e a interligação entre as várias escolas com um resultado pleno, essencial na forma como as crianças interpretam o mundo, valorizado ainda pelo envolvimento dos pais e familiares”.

Entretanto, a Vereadora Adelina Pinto, confessou que este “é um projeto que nos encanta” e enalteceu o empenho dos professores, dos alunos e do Conservatório de Guimarães. “Há muito trabalho neste projeto com altruísmo maior, a pensar no bem das nossas crianças, através da música e da arte, com o objetivo de construírem um mundo melhor”.

O espetáculo deste ano, produzido pelo serviço educativo do L’Auditori de Barcelona, prestou homenagem a Joan de Brossa, poeta plástico do século XX que deixou uma obra valiosa e abarcava a literatura, o cinema, a escritura, a pintura e o teatro. Na sua obra esteve sempre presente a poesia.

Cantania é um projeto de canto participativo para alunos em idade escolar, entre os 8 e os 13 anos, que, ao longo do ano letivo, ensaiaram canções, coreografias e preparam adereços com a ajuda dos professores na sala de aula. O projeto foi concebido e produzido pelo serviço educativo do L’Auditori de Barcelona e começou a ser implementado em Guimarães no ano de 2017, completando agora a 3ª edição com o concerto “A DE BROSSA”.

Na edição deste ano participaram as seguintes escolas: EB 2,3 Abel Salazar; EB 2.3 Arqueólogo Mário Cardoso; EB 2,3 Briteiros; EB 2,3 Egas Moniz; EB 2,3 D. Afonso Henriques; EB 2,3 Gil Vicente; EB 2,3 e Secundária Santos Simões; EB1/JI de Cruz de Argola; EB1 de Donim; EB1 Guardizela; EB1/J.I. Mascotelos; EB1 Nossa Senhora da Conceição; EB de Ponte; EB de Ronfe; EB1/JI de Santa Luzia e EB1 da Valinha.