Empresa do Porto paga “licença de maternidade” a donos de cães

Uma startup sediada no Porto dá uma semana paga aos colaboradores que comprarem ou adotarem um cão.

Já imaginou adotar ou comprar um cão e ter uma semana de férias para o ensinar a adaptar-se à nova casa?

A Barkyn, uma startup criada há dois anos, vai conceder esta “licença de maternidade” especial aos seus 25 colaboradores porque considera que os cães também são família e os seus funcionários precisam de tempo para acolherem o novo elemento de quatro patas.

A Barkyn tem uma plataforma online e dedica-se à produção de ração e à venda de snacks e brinquedos para animais.

Joana Secharte, diretora de recursos humanos da empresa, considera que ter um novo cão em casa é quase como ter um bebé, por isso a partir desta terça-feira a empresa vai enveredar por esta politica.

“Sabemos que há desafios inerentes à educação de um cão. A ideia é darmos uma semana totalmente paga aos colaboradores para que eles possam ajudar o cão a adaptar-se à nova casa e à família”, explica.

Esta decisão de licença de maternidade paga abrange apenas os trabalhadores donos de cães. Mas se a ocasião for mais triste, o óbito do animal, aí os donos de gatos também serão abrangidos e a empresa dá um dia aos trabalhadores para fazerem o luto.

Esta startup está sedeada no Porto mas já se expandiu para Madrid e Itália.

Embora diga que a ideia partiu das necessidades apresentadas pelos trabalhadores, admite também que esta decisão acaba por ser um golpe de marketing. “É enveredar por políticas que nos tornem exclusivos a nível nacional e até mundial”, diz Joana Secharte.