O Presidente da Câmara manifestou a ideia no lançamento do Ano Escolar, esta terça-feira, 11 de setembro, na EB1/J.I. Senhora da Conceição.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, acompanhado da Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Adelina Pinto, esteve presente na sessão de lançamento do Ano Escolar 2018/19, que se realizou ao final da manhã desta terça-feira, dia 11 de setembro, na Escola EB1/J.I Senhora da Conceição, e que reuniu, para além da imprensa, diretores de agrupamento, professores, funcionários e encarregados de educação.

A abrir a sessão, José Pinheiro, Diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Távora, referiu o trabalho notável realizado na EB1/J.I Senhora da Conceição, nomeadamente na dimensão inclusiva, não deixando de evidenciar o papel fundamental da Câmara na elaboração do plano de combate ao insucesso escolar e das atividades e projetos no âmbito das competências municipais.

Por sua vez, Adelina Pinto, Vice-Presidente e Vereadora da Educação, centrou-se na preocupação do Município de fazer chegar o conjunto de medidas apresentadas a todas as escolas do Concelho de Guimarães, fazendo do território vimaranense um território que, a partir de uma política de aprofundamento e diferenciação, olhe para a educação como o ponto de partida fundamental para a formação de cidadãos mais responsáveis, autónomos e solidários. “As crianças e a educação são uma prioridade da Câmara Municipal de Guimarães”, referiu. Adelina Pinto deu como exemplo alguns projetos de empoderamento nas áreas do ambiente, cultura e património, bem como ações de combate ao abandono escolar ou de capacitação da comunidade escolar. A Vereadora da Educação destacou ainda a Agenda 2018-2019, uma agenda escolar e instrumento de trabalho que tem como base a História Contemporânea de Portugal, produzida pelo Núcleo 25 de Abril, que vai ser disponibilizada a todos os alunos do 4º e 5º ano.

A encerrar a sessão, Domingos Bragança deixou expressa a preocupação deste executivo em proporcionar uma escola aberta, capaz de preparar os seus alunos para os desafios que se colocam à sociedade, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para uma vida digna e com acesso a todos os serviços que a comunidade presta. O Presidente da Câmara deixou bem claro que a inclusão dos grandes temas da agenda municipal deve ser considerada nas atividades a desenvolver pela Comunidade Escolar, sob pena de não sermos bem-sucedidos nos desígnios educacional, cultural e ambiental. “Com estas medidas, daremos passos seguros na criação de uma consciência atenta aos assuntos basilares da existência humana e da vida em sociedade, com especial ênfase na consciência ecológica”, disse o Edil. Domingos Bragança referiu ainda a importância das condições materiais, apontando algumas das obras de requalificação em curso em diversas escolas do concelho e o investimento em Bibliotecas Escolares. “As famílias vimaranenses prezam a oferta educativa de Guimarães, pois sabem que é exigente e de qualidade”, frisou.