Descubra tudo sobre uma das partes mais importantes do órgão sexual feminino. Afinal, o prazer delas acaba por ser, também, o seu prazer.
O clítoris é uma parte fundamental para qualquer mulher e, dado que este artigo é sobre prazer, para si também. Mas será que sabe assim tanto sobre uma das partes mais importantes do órgão sexual delas?
Ao contrário do seu pénis, que é totalmente visível quando está nu, os pontos de prazer da mulher estão mais escondidos e são mais compactos. Mas isto não significa que sejam eternamente indecifráveis.
Vários profissionais da área da Ginecologia e Obstetrícia aconselham a que a mulher explore esta zona, com a ajuda de um espelho. Podemos sugerir que a descoberta seja feita pelos dois?Comece por estes factos que aqui lhe apresentamos.
Falamos de tamanhos, orgasmos múltiplos, ereções nas mulheres e não só:
- 1. O clitóris tem entre 7 a 12 centímetros: A grande probabilidade é, ao pensar no clitóris, que visualize somente a cabeça clitorial, ou a protuberância de prazer do tamanho de uma ervilha, escondida sob a cobertura. “Para lá da cabeça, há uma estrutura de entre 7 a 12 centímetros que se estende longo do canal vaginal”, explica Sadie Allison, especialista e autora do livro “Tickle Your Fancy: A Woman’s Guide to Sexual Self-Pleasure”.
- 2. As mulheres também têm ereções: Simplesmente, estas são mais pequenas do que as dos homens. O clitóris é composto pelo mesmo tecido esponjoso e erétil do pénis. Assim, quando a mulher está excitada, a circulação do sangue faz com que o tecido o absorva. O tecido erétil do clitóris e do pénis é igual porque todos os embriões começam por ter uma vulva – se o segundo cromossoma for Y, o clitóris cresce e transforma-se num pénis, com os lábios vaginais a tornarem-se testículos.
- 3. A cobertura do clitóris é uma forma de proteção: É muito parecida com o prepúcio do pénis masculino. Age como uma espécie de escolta, mantendo o tecido sensível protegido das ofensas externas.
- 4. O clitóris está repleto de terminações nervosas: É uma verdadeira bolha de prazer: o clitóris tem cerca de 8 mil terminações nervosas num pequeno espaço. “É cerca de duas a três vezes mais do que a quantidade encontrada na ponta do pénis”, explica Allison. “É esta a razão pela qual tantos homens não percebem o quão gentil devem ser com o clitóris”. Não se acanhe se tiver de explicar ao seu companheiro(a) que tem de ser mais suave.
- 5. A maior parte das mulheres precisa de estimulação nesta área: Ainda que os especialistas não tenham a certeza do número de nervos existente nas paredes da vagina, estes estão presentes de forma muito mais reduzida do que no caso do clitóris. “A maioria das mulheres precisa de estimulação direta no clitóris para atingir o orgasmo, mas muitas continuam a sentir-se mal por não conseguir atingir o prazer máximo sem ele”, explica Mary Jane Minkin, professora clinica de obstetrícia e ginecologia na Yale School of Medicine. Não deve sentir-se mal se este for o caso e sim procurar formas de atingir o prazer de forma confortável e adequada a si própria.
- 6. O clitóris foi feito para atingir orgasmos múltiplos: Ao contrário do que acontece com o pénis, o clitóris consegue manter o fornecimento de sangue depois de um orgasmo. Assim, ainda que possa experienciar alguma sensibilidade, poderá ter orgasmos múltiplos de forma quase imediata.
- 7. As mulheres têm clitóris de tamanhos diferentes: O tamanho do clitóris varia substancialmente de mulher para mulher. Cada caso é um caso e não deve sentir-se constrangida com as suas formas, mesmo as “de lá de baixo”.
- 8. Os clitóris têm cores diferentes: Tal como no caso do tamanho, a cor também muda de mulher para mulher e isso é completamente normal. Dos rosas claros, ao quase preto, passando por todas as tonalidades parentes.
- 9. O clitóris cresce: No atingir da menopausa, o clitóris pode ser 2,5 vezes maior do que quando estava na adolescência. Além do crescimento, “pode funcionar para sempre”, explica Allison, que argumenta que até as mulheres mais velhas podem continuar a ter orgasmos espetaculares.