A aplicação permite que os surdos comuniquem com o 112 através de videochamada ou mesmo através de um chat. Esta nova app chega dois anos após o prazo anunciado.
Os cidadãos surdos já podem chamar o 112 sem pedir ajuda a alguém. Uma aplicação criada pelo Governo, que arranca com sete intérpretes de Língua Gestual Portuguesa a trabalharem no sistema, chega dois anos e meio depois de ter sido anunciada.
A aplicação foi anunciada no final de 2016, pela secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que indicava que a aplicação chegaria aos smartphones “em breve”, recorda o Público, que avança esta segunda-feira a chegada destes novos canais de comunicação com os serviços de emergência.
Até ao momento, não era possível que os surdos fizessem uma chamada de emergência para o 112, sem auxílio de outras pessoas. Por enquanto, a aplicação MAI112 só estará disponível para o sistema operativo Android. No site do 112, é possível ver algumas das funcionalidades: a predefinição e envio de mensagens personalizadas, possibilidade de chat ou uma videochamada, com serviço de interpretação de língua gestual portuguesa.
No site, é ainda referido que esta medida exigiu um “ significativo esforço ao nível das mudanças tecnológicas implementadas nos Centros, mas também ao nível dos recursos humanos envolvidos no processo de atendimento e despacho”. O Público nota que um dos maiores obstáculos esteve ligado à contratação de intérpretes de língua gestual para assegurar as videochamadas.
Ao longo de seis meses, a aplicação estará a funcionar em período experimental, para perceber como poderá eventual ser melhorada. Está ainda prometida a chegada de uma versão para os sistemas iOS.