Lídia Dias, vereadora da Educação, recebeu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga os alunos que integram o Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio – “Roboesas – Clube dos Pequenitos” –, cujo trabalho foi recentemente reconhecido no Evento Nacional de Clubes de Programação e Robótica.


Composto por alunos da EB1 de Esporões e da EB de Nogueira, o Clube dos Pequenitos teve origem no decurso do ano lectivo 2017/2018 e tem vindo, desde aí, a aumentar a sua actividade e o número de alunos participantes.


Na ocasião, Lídia Dias elogiou o projecto e o dinamismo demonstrado por esta comunidade educativa. “Este tipo de actividades permitem aos alunos desenvolverem competências de programação e, ao mesmo tempo, sensibiliza-os para temas de enorme importância na sociedade, contribuindo para a formação de melhores cidadãos e melhores profissionais no futuro”, destacou.


O evento de Clubes de Programação e Robótica, que decorreu em Lisboa, permitiu aos ´pequenos programadores´, entre os 6 e os 10 anos de idade, levaram ao Júri Nacional o projecto ´How Water Works´, onde o tema da água é trabalhado transversalmente ao currículo e são programadas actividades de crescente grau de dificuldade, adequadas aos diferentes ciclos de ensino.


Foram desenvolvidas actividades relativas ao ciclo da água, utilizando robots e programação por blocos e em linguagem SCRATCH. Os alunos aliaram as vantagens da programação robótica aos conhecimentos adquiridos em sala de aula para partilharem conhecimentos com os colegas e contribuírem para disseminar boas práticas na prevenção da poluição aquática e poupança de água.


Das actividades desenvolvidas, o júri destacou o desenho de uma casa inteligente, com reaproveitamento de águas pluviais, um veículo robótico de colocação de lixos em contentores, uma apresentação alusiva ao Sol e seu papel na vida da Terra e actividades em realidade virtual, alusivas ao tema.


Os ´pequenos programadores´ do Roboesas- Clube dos Pequenitos foram ainda reconhecidos recentemente com o projecto “20 000 Léguas Submarinas” na Feira de Ciência Hands-on-Science, que decorreu em Maio, em Viana do Castelo, tendo recebido um convite para integrar a comitiva portuguesa na Feira Europeia deste consórcio, que decorrerá de 2 a 6 de Setembro, em Kharkiv, na Ucrânia. Assim, cinco elementos entre os 8 e os 10 anos de idade estarão presentes nesta importante Feira de Ciência.