O Famalicão venceu hoje em casa do Santa Clara, por 2-0, em jogo da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, que marcou o regresso dos minhotos ao primeiro escalão 25 anos depois.
O espanhol Toni Martínez (5 minutos) marcou o primeiro golo da edição 2019/20 da I Liga e o brasileiro Anderson (75) marcou o outro tento dos minhotos.
O Famalicão tornou-se a primeira equipa a conseguir um triunfo nesta edição da prova, depois de o Portimonense e o Belenenses terem empatado a zero na sexta-feira, no encontro de abertura da I Liga.
CD Santa Clara 0-2 FC Famalicão
Estádio de São Miguel
CD Santa Clara – Marco, Patrick Vieira, Fábio Cardoso, João Afonso, João Lucas, O. Rashid, F. Ramos (Nené 81’), B. Lamas (T. Santana 60’), Ukra (Pineda 71’), G. Schettine e Carlos Jr.
FC Famalicão – Rafael Defendi, Lionn, Nehuén Pérez, Patrick William, Josh Tymon, Gustavo Assunção, Guga, Pedro Gonçalves, Ruben Lameiras (Riccieli 87’), Toni Martínez (66’) e Fábio Martins (Diogo Gonçalves 76’)
Golos: Toni Martínez (5’) e Anderson (75’)
Cartões Amarelos: Fábio Martins (31’); Ruben Lameiras (64’) e Gustavo Assunção (90+1’)
João Pedro Sousa: «Esperámos 25 anos por esta vitória»
João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, em declarações na sala de imprensa do estádio de São Miguel, após a vitória por 2-0 frente ao Santa Clara, na primeira jornada da Liga:
«Foi um jogo muito especial para nós. Esperámos 25 anos por esta vitória. Foi um jogo muito difícil. Tivemos muitas dificuldades para controlar os ritmos de jogo nos primeiros quinze minutos. Conseguimos aproveitar um erro e conseguimos marcar. Ao intervalo corrigimos determinadas coisas como o posicionamento de alguns jogadores e penso que na segunda parte fomos mais agressivos e acutilantes nas saídas.»
«Aproveitámos novamente um erro do adversário para chegar ao 2-0. Reconheço que cometemos erros que felizmente o nosso adversário não conseguiu aproveitar. Penso que acabámos o jogo de modo confortável. A vitória foi justa, mas por números exagerados.»
veja aqui os melhores momento da vitoria do FC Famalicão na 1ª Liga 25 anos depois.