Surpresa no Estádio Cidade de Barcelos. O Gil Vicente regressa em grande à I Liga com um triunfo diante do FC Porto, por 2-1. Há 18 anos que os azuis e brancos não perdiam na jornada inaugural do campeonato.

O FC Porto apresentou-se em Barcelos com algumas surpresas na manga. Danilo sentou-se na tribuna, Marega no banco, enquanto Bruno Costa e Zé Luís foram titulares. O que não motivou surpresa foram os primeiros minutos do jogo.

Os dragões tiveram a iniciativa, quiseram dominar desde o primeiro momento, e o Gil… deixou. Muita posse de bola, mas dificuldades em criar perigo para os azuis e brancos. A dupla Soares e Zé Luís pôs os gilistas em sentido logo aos seis minutos, mas foi caso isolado durante largos momentos.

O encontro, jogado a ritmo baixo, era de sentido único… mas a certa altura a equipa orientada por Vítor Oliveira despertou. Despertou e fez Marchesín mostrar-se (e de que maneira). O guardião do FC Porto salvou a equipa de golo quase certo aos 30 minutos de jogo.

Os azuis e brancos responderam, mas Soares foi perdulário frente a Denis. O encontro parecia ir para intervalo de forma tranquila, mas após um canto para o FC Porto aconteceu um dos lances capitais da partida. Sérgio Oliveira cai na área e Nuno Almeida assinala penálti. Porém, depois de receber uma indicação, o árbitro do jogo recorre ao VAR e, depois de visualizar as imagens do lance, decide que Alex Pinto não cometeu falta sobre o médio dos dragões. As equipas recolheram aos balneários empatadas a zero.

No segundo tempo, houve emoções para todos os gostos. Depois de mais uma perdida de Soares, o Gil Vicente deixou os seus adeptos ao rubro. Marega perdeu o esférico em zona proibida e permitiu que João Afonso isolasse Lourency, que não vacilou diante de Marchesín.

Aos 73’, Rodrigo jogou a bola com a mão, dentro da grande área gilista, e Nuno Almeida assinou penálti, depois de recorrer ao VAR. Alex Telles empatou e relançou uma partida que já estava ao rubro. Porém… o pesadelo portista estava para vir.

O Gil Vicente estava decidido a regressar triunfante e Kraev foi enorme à passagem do minuto 77. Lourencyfez o passe e o médio búlgaro de 22 anos recepcionou, rodou e bateu Marchesín pela segunda vez, selando assim o resultado final em 2-1.

O FC Porto tentou lutar pelo resultado, mas nunca chegou à baliza contrária com critério. Poucas ideias, pouca criatividade, apesar do grande esforço. Os dragões foram perdulários nas oportunidades criadas e pagou o preço com uma derrota. Há 18 anos que os azuis e brancos não perdiam na jornada inaugural do campeonato.

As declarações de Vitor Oliveira no final da partida

Veja aqui a vitoria da equipa Gilista no regresso à 1ª Liga