São cerca de 40 os Jovens voluntários que diariamente sobem à Serra da Cabreira para, no âmbito do Programa “ Vieira Vigia” efetuar ações de vigilância, prevenção e limpeza da Serra da Cabreira. 

Estes jovens integram a 2ª edição do Projeto de Voluntariado“ Vieira Vigia”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Município de Vieira do Minho e pela Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira.

Os jovens são acompanhados, no terreno, por técnicos florestais e da proteção civil do Município, para fazerem ações de vigilância na floresta, um contributo dos mais novos para prevenir a ocorrência de incêndios nas florestas de Vieira do Minho.

De referir que o programa tem a duração de três meses, e cada projeto individual só tem a duração de 15 dias

Os jovens ficam obrigados à prestação de 5 horas diárias, recebendo por isso um subsídio no valor de 180 euros, por projeto.

Os jovens que andam no terreno receberam, na passada terça- feira, dia 6 de agosto, a visita do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso e da representante do IPDJ, Glória Teixeira.

Nesta visita aos Jovens Voluntários, foi-lhes oferecido material identificativo, nomeadamente parkas, t-shirts, bonés, e mochilas.

Nesta visita à Serra da Cabreira, o autarca Vieirense sublinhou a importância do projeto “ Vieira Vigia” para o concelho. Segundo António Cardoso “ os jovens voluntários vão, nos meses de verão, vigiar, sensibilizar a população que circula na Serra da Cabreira, para as boas práticas ambientais, limpar pontualmente os resíduos mais simples que as pessoas vão deixando pela floresta e, ainda, alertar as autoridades em caso de incêndio”.

“ O Município de Vieira do Minho, já em anos anteriores, tem assumido uma atitude pro ativa na área do voluntariado, da vigilância da floresta e da prevenção e combate de incêndios, tendo este projeto promovido pelo IPDJ caído que nem uma luva para os objetivos a que o município se propõe”, referiu António Cardoso visivelmente satisfeito com a parceria estabelecida com o Instituto Português do Desporto e Juventude.

“Este projeto aliado a outras medidas promovidas pela Autarquia em termos de prevenção e vigilância florestal ( postos de vigia e sapadores florestais) traduzem-se numa vigilância mais abrangente, mais capaz e mais eficaz na resposta as ocorrências que possam verificar-se”, sustentou o presidente.

António Cardoso conclui que “o território florestal estará mais protegida graças à junção de todas estas sinergias, que passam pela ajuda dos jovens e de todas as entidades parceiras, na luta por um objectivo comum que é a Serra da Cabreira.”