O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, visitou, esta terça-feira, as obras de construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga, situado em Arcos. O novo quartel é uma ambição antiga desta corporação, que passará a dispor de melhores condições para cumprir a sua missão em prol da população bracarense.

Funcionalidade, conforto, operacionalidade e simplicidade definem o projeto do quartel, da autoria do arquiteto Carvalho Araújo, que será composto por dois pavilhões interligados por uma zona coberta exterior para passagem das viaturas de socorro.

Na visita, que contou também com a presença do presidente da CCDR-Norte, António Cunha, e do vereador Altino Bessa, Ricardo Rio lembrou que a Autarquia “tem dado todo o apoio possível ao projeto da corporação”. A par da doação do terreno, concretizada em executivos anteriores, a Câmara Municipal concedeu um apoio financeiro de 100 mil euros e procedeu à isenção de todas as taxas municipais.

“Este é um projeto da maior importância para os Bombeiros Voluntários, mas também para a população. Há muito que a instituição lutava pelo novo quartel e, felizmente, estamos a poucos meses de vermos este sonho tornar-se realidade”, referiu Ricardo Rio, salientando que os voluntários “são um aliado fundamental do Município de Braga dentro das suas responsabilidades na área da Proteção Civil”.

O pavilhão operacional contempla, no piso térreo, a zona de parqueamento coberto das viaturas associado a uma zona de oficina e de lavagem, os balneários e sanitários dos operacionais feminin­­os e masculinos, a sala de controlo, a sala de prontidão e uma zona de estar com uma copa de apoio.

No piso superior, encontram-se as camaratas associadas à zona de tratamento de roupas e lavandaria.

O pavilhão administrativo contempla, no piso térreo, o salão nobre, a secretaria geral com arquivo, instalações sanitárias feminina e masculina, uma arrecadação, a sala de fardamento, a secretaria do comandante e o gabinete do comandante, uma sala de reuniões e o gabinete de chefias e, no piso superior, encontram-se o gabinete da direção, uma sala de reuniões, o arquivo geral, uma sala de arrumos, o gabinete médico, instalações sanitárias feminina e masculina e a sala de formação.