Braga recebe, de 20 a 26 de setembro, a Semana de Mobilização pelo Clima com várias ações de ativismo organizadas por associações, coletivos e pessoas a nível individual, que integram debates, ações de plogging, eco-talk, workshops, entre outros.

O objetivo desta iniciativa passa por agregar diversos eventos num tema comum: as alterações climáticas. “Esta ação está a ser articulada com várias associações a nível nacional e coletivos. Esta iniciativa traduz-se na luta pela justiça climática, pois temos de agir e cortar as emissões de gases em cerca de 50% até 2030. Esta mudança, do ponto de vista económico e social, será a maior transformação que a nossa espécie terá que conseguir efetuar porque em jogo estão as condições de vida que hoje conhecemos”, salienta a organização.

A mobilização pelo clima tem para a organização pontos fundamentais como salvar a vida a milhões de pessoas, salvar a civilização e a biodiversidade. “Os países e todas as organizações têm que alocar recursos para mudar a forma como vivemos hoje. Temos de cancelar os grandes projetos que acarretam um aumento de emissões de gases de estufa, implementar um verdadeiro plano de eficiência energética que passa pelos edifícios públicos, investir na ferrovia e implementar um plano nacional florestal e agrícola de forma a potenciar o mundo rural e a diversidade dos solos. Estas mudanças só serão levadas a sério pelos líderes políticos se houver uma mobilização sem precedentes”, acrescenta.

Mais informações em: mobilizacaopeloclimabraga@gmail.com.