O Município de Braga, em parceria com os Transportes Urbanos de Braga (TUB), volta a promover o ‘School Bus’ no ano letivo 2019/2020. O projeto arranca no próximo dia 16 de setembro no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Recorde-se que o ‘School Bus’ foi implementado no ano letivo transato com o objetivo de reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas da malha urbana da cidade. Esta iniciativa visa a promoção da mobilidade sustentável, da segurança e da qualidade de vida na envolvente das escolas e nos percursos casa-escola, assim como o incentivo ao recurso a modos de transporte sustentáveis a longo prazo.

Tendo como objetivo o alargamento do projeto a outras escolas, no ano letivo 2019/2020 o ‘School Bus’ abrange os seguintes estabelecimentos de ensino: EB 2,3 Francisco Sanches; EB 2, 3 André Soares; Colégio Leonardo da Vinci, Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Teresiano, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian,

Recorde-se que no ano letivo anterior, o ‘School Bus’ teve a adesão de mais de 400 alunos. Do ponto de vista ambiental, o projeto conseguiu retirar 166 veículos das imediações das escolas, representando uma poupança diária calculada de 14 km por cada veículo. Em termos de emissões, a poupança ascendeu a cerca de 73,5 toneladas de CO2/ano letivo.

A ligação a estas escolas é feita a partir das quatro principais entradas de Braga, com interfaces na Av. Robert Smith (junto ao ‘Minho Center’), em Maximinos (junto ao ‘Continente Bom Dia’), na Variante do Fojo (junto à ‘Montalegrense’) e junto ao Estádio Municipal.

De cada interface sairão autocarros em dois horários: 07h45 (com destino às Escolas André Soares, Francisco Sanches e Conservatório Calouste Gulbenkian) e 08h20 (com destino ao Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio D. Diogo de Sousa e Colégio Teresiano).

A utilização deste serviço está sujeita a inscrição prévia, através do seguinte endereço: https://schoolbus.tub.pt/.