Realizou-se hoje, dia 20 de Setembro, a apresentação do II Congresso Internacional De Demências – Cuidar e Prevenir. Organizado pelo Município de Braga em parceria com o ACES, o evento terá lugar nos dias 10 e 11 de Outubro, no Altice Forum Braga, está inserido no Programa da Semana da Saúde Mental.

Este congresso, que contará com a presença dos principais profissionais da área a nível nacional e internacional, servirá para discutir assuntos como a necessidade de investir no diagnóstico precoce, estratégias de prevenção para as demências e para a promoção da saúde mental e a importância dos cuidadores.

Como referiu Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, o Município tem vindo a implementar algumas estratégias de prevenção nesta área, nomeadamente através de programas de actividade física ou do projecto ´Café Memória´, que pretende ser o ponto de encontro para pessoas com problemas de memória e demência e seus familiares.

“Teremos uma semana de grande actividade no que há saúde mental tem respeito e que tem neste Congresso o seu ponto alto”, referiu, adiantando que entre os dias 4 e 20 de Outubro estará patente no BragaParque a exposição ´Um Olhar sobre a Demência´.

Em Portugal existem 182 mil pessoas que sofrem de Alzheimer e, segundo a Organização Mundial de Saúde, em todo o mundo, há 47,5 milhões de indivíduos com demência, registando-se 7,7 milhões de novos casos por ano. Ainda de acordo com esta instituição, até 2030 os indivíduos com este tipo de doença deverão chegar aos 75,6 milhões, números que poderão triplicar, até 2050, atingindo-se os 135,5 milhões.

Face a esta realidade, considera o Município ser essencial debater o tema das doenças degenerativas e preparar as respostas adequadas para fazer face à evolução deste tipo de enfermidades e do envelhecimento da população mundial.

Programa completo em: https://drive.google.com/file/d/1DKTQsKhO5ZEoDE1G2L0D0CU8D4B8QpXk