“Tropa Verde” é um projeto pioneiro em Portugal que visa premiar os cidadãos que reciclam.

A Câmara Municipal de Guimarães, através do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, reuniu esta segunda-feira com representantes dos vários setores de atividade comercial no sentido de estabelecer parcerias para a implementação do projeto “Tropa Verde”. A Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, sublinhou que este projeto tem como objetivo “sensibilizar e motivar as pessoas para a recolha de resíduos”, garantindo vantagens através da adesão a serviços ou espaços comerciais. Neste âmbito, os parceiros beneficiam de promoção dos seus serviços de uma forma direta, associando-se ainda às boas práticas ambientais.

O projeto “Tropa Verde” pretende recompensar os cidadãos que façam a separação dos seus resíduos, através da criação de uma plataforma digital onde o cidadão poderá trocar as suas estrelas (pontos) que recebe no momento em que entrega os seus resíduos recicláveis por descontos ou ofertas de produtos ou serviços. Deste modo, recompensa-se diretamente o cidadão pelo seu comportamento sustentável, responsável e amigo do ambiente. Refira-se que Santiago de Compostela (Espanha) foi a primeira cidade europeia a implementar o projeto e os resultados foram bastante positivos, conseguindo envolver aproximadamente 30% da população.

Guimarães é o primeiro Município em Portugal a aderir ao projeto “Tropa Verde”, mas para tal “é crucial deter um conjunto variado de parceiros, que disponibilizem, na plataforma digital, os descontos nos seus produtos ou na sua atividade, tornando-os aderentes neste projeto e dessa forma criem um incentivo para que os utilizadores passem a reciclar mais e em contrapartida os aderentes vejam a sua marca associada a um projeto europeu pioneiro ao nível ambiental”, salientou Dalila Sepúlveda. 

O objetivo deste projeto é simples: reduzir os resíduos passiveis de serem reciclados na fração indiferenciada, aumentar a reciclagem, bem como sensibilizar e responsabilizar os cidadãos a adotar hábitos mais eco-conscientes. O Município de Guimarães e a VITRUS Ambiente são as entidades responsáveis pela implementação e gestão do projeto, sempre com o apoio da Resinorte.

Os estabelecimentos ou entidades interessadas em associarem-se a este projeto devem preencher o formulário em anexo ou solicitar informações através do e-mail:  ambiente@cm-guimaraes.pt