Por muito que associemos cuidados capilares a uma questão meramente feminina, a verdade é que os homens também se preocupam – e muito – com a densidade do cabelo que têm (especialmente se a calvice bate certo à porta).

Mas há boas notícias: “Com exceção de raras doenças hereditárias, em que as pessoas nascem com cabelos frágeis, que se partem e caem, hoje em dia é possível tratar com eficácia quase todas as causas de queda de cabelo”, esclarece o dermatologista Hugo Schönengerger de Oliveira, da Clínica HSO – Dermatologia, em Coimbra. O estilo de vida do homem tem um papel determinante neste processo, mas, para prevenir a quedado cabelo, há, primeiro, que o fortalecer – ou evitar que enfraqueça ainda mais.

Não sabe como? Tome nota das dicas do dermatologista

  • “Um estilo de vida saudávele uma alimentação equilibrada são importantes para uma boa saúde capilar”.
  • “Os hábitos de higiente não são relevantes como comummente se pensa. Deve lavar a cabeça o número de vezes por semana que achar necessário para se sentir confotrável, contudo, deve evitar lavar a cabeça mais do que uma vez por dia”.
  • “Não use água muito quente na hora da lavagem e a escovagem, se necessária, não deve ser agressiva”.
  • “É um mito a afirmação de que se deve secar a cabeça com secador por recear que as ‘raizes’ dos cabelos ‘apodreçam’ por excesso de humildade. Não há mal em usar secador, dede que a temperatura não seja demasiado elevada e este não esteja demasiado próximo do couro cabeludo”.
  • “Opte por champôs de marcas reconhecidas, suaves, evitando o uso abusivo dos chamados anticaspa, que, no máximo, deverão ser usados, se necessário, uma a duas vezes por semana”.
  • “Não é necessário o uso regular de suplementos, no entanto estes podem fazer sentido em caso de uma queda mais acentuada a que possa ser atribuída uma causa provável – dieta, cirurgia recente, doença grave ou stress”.