O Sporting de Braga venceu, esta segunda-feira, o Santa Clara por 2-0, no encontro que encerrou a oitava jornada do campeonato nacional.

Na ressaca da vitória europeia sobre o Besiktas (1-2), os bracarenses não sentiram dificuldades para levar de vencida o emblema comandado por João Henriques.

Pela primeira vez esta temporada, o SC Braga venceu dois jogos consecutivos na Liga.

Wilson Eduardo, com uma cabeçada fulminante aos 13 minutos, e Ricardo Horta, aos 58′, marcaram os golos da equipa liderada por Ricardo Sá Pinto.

Com este resultado, o SC Braga ascende à nona posição do campeonato nacional com 11 pontos, os mesmo que o Santa Clara que é 10.º.

Declarações de Sá Pinto, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (2-0) sobre o Santa Clara no jogo de encerramento da oitava jornada da Liga:

«Muito mérito do Marco, fez uma grande exibição. Alguns guarda-redes vêm aqui em final de contrato e têm oportunidade para fazer um bom contrato. Muito mérito deles. Mas acima de tudo é importante criar, marcámos noutras oportunidades, controlámos de princípio a fim, penso que o adversário só tem um remate perigoso e dois ou três cantos. Controlámos todo o jogo e foi uma vitória com grande categoria, com grande mérito, os jogadores estão de parabéns, não foi um grande jogo, foi uma grande vitória. Tivemos grandes momentos de futebol e fizemos um jogo muito conseguido».

«Sabíamos da importância de ganhar estes três pontos e temos agora outro jogo muito importante frente a uma equipa que ainda não perdeu na Liga, o Boavista, num campo difícil. Espero que a equipa recupere bem para a equipa estar em bom nível».

«Nenhuma equipa gosta de sofrer golos. Podíamos ter, e até merecíamos, fazer mais do que dois golos. Mas era importante não sofrer, até por aquilo que tem sido dito. Não me preocupa, sinceramente, quero é ganhar, se não sofrermos golos melhor, mas sinceramente é algo que não me tira o sono».

Sobre o sorteio da taça de portugal o técnico bracarense referiu «É sorteio, podia ter calhado outra equipa, calhou esta que já jogámos, empatámos fora, é uma equipa bem organiza e quando chegar a essa altura iremos avaliar melhor. Há jogadores que entram, momentos de forma, mudanças que são feitas, avaliaremos mais para a frente».

Declarações de João Henriques, treinador do Santa Clara, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (2-0) frente ao Sp. Braga no jogo de encerramento da oitava jornada da Liga:

«Hoje não foi, de facto, a melhor exibição do Santa Clara. Não era a exibição que queríamos, o Santa Clara entrou bem até ao golo, daí para a frente o Braga foi construindo varias situações de golo e não foi aquilo que desejaríamos. Na segunda parte tentámos retificar alguma coisa, ser mais agressivos, mas não fomos e o Braga foi mais forte, mais agressivo, com e sem bola, foi criando várias situações que não soubemos contrariar. Apesar de entrarmos bem na primeira e na segunda parte não fomos uma equipa agressiva com bola e sem bola. Perdemos bem, o Braga foi melhor, temos de analisar o que fizemos menos bem. Temos onze pontos, os mesmos que o Sp. Braga nesta altura, o que é bom para o que queremos. Quinta-feira temos mais três pontos para conquistar, temos que mudar alguns aspetos, sobretudo a agressividade».

Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite