Aumento dos casos de meningite W faz esgotar vacinas. DGS aconselha-as apenas a viajantes

Oito casos já este ano levaram a alerta, mas maioria é em adultos. Sociedade Portuguesa de Pediatria e Direcção-Geral de Saúde recomendam esta vacina apenas em casos muito específicos — por exemplo, para quem vai viajar para a Arábia Saudita.

SAÚDE

Aumento dos casos de meningite W faz esgotar vacinas. DGS aconselha-as apenas a viajantes

Oito casos já este ano levaram a alerta, mas maioria é em adultos. Sociedade Portuguesa de Pediatria e Direcção-Geral de Saúde recomendam esta vacina apenas em casos muito específicos — por exemplo, para quem vai viajar para a Arábia Saudita.Inês Chaíça e Lusa 30 de Outubro de 2019, 10:14Partilhar notícia

[https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/1408108?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=960, small-retina]

[https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/1408108?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=640, xmedium]

,

[https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/1408108?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=1280, xmedium-retina]

,

[https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/1408108?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=1024, medium]

,

[https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/1408108?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=2048, medium-retina]

,

[https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/1408108?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=837, large]

,

[https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/1408108?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=1674, large-retina]

” src=”https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/1408108?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=837″ data-resize=”s49x1r-interchange” id=”s49x1r-interchange” data-t=”keln81-t” data-events=”resize” style=”box-sizing: inherit; border-style: none; display: inline-block; vertical-align: middle; max-width: 100%; height: auto; position: absolute; top: 0px; left: 0px; width: 836.648px;”>FotoMARCO DUARTE/ ARQUIVO

O aumento dos casos de infecção com estirpe rara de meningite está a fazer com que alguns pediatras portugueses aconselhem pais a imunizar os filhos e embora a Sociedade Portuguesa de Pediatria e a Direcção-Geral de Saúde recomende esta vacina apenas em casos muito específicos e para quem viaja para a Arábia Saudita, a procura duplicou e causou uma ruptura de distribuição da vacina conjugada ACWY (vendida com o nome Nimenrix) em Portugal, noticia o Jornal de Notícias (JN) nesta quarta-feira.

A meningite de grupo W era esporádica até 2000, ano em que causou uma epidemia na Arábia Saudita. Desde então, disseminou-se em vários continentes e chegou à Europa pelo Reino Unido, afectando especialmente os adolescentes.

Em 2019 registaram-se oito casos de meningite W em Portugal, de acordo com os dados fornecidos pela Direcção-Geral de Saúde àquele jornal; em 2018 foram cinco e em 2017 apenas um. Entre 2007 e 2016 houve quatro casos de doença causada pelo grupo W, segundo os dados da Sociedade Portuguesa de Pediatria. A DGS salvaguarda que a maioria dos casos de infecção foram registados em adultos, mas não especifica quantos. 

A Direcção-Geral de Saúde recomenda esta vacina apenas para quem viaja para a Arábia Saudita. Numa conferência de imprensa, Graça Freitas deixou uma mensagem de “tranquilidade para os portugueses”, sublinhando que a situação dos casos de meningite está sempre a ser acompanhada e que não há qualquer ruptura no fornecimento da vacina que protege do serotipo W da meningite, que não faz parte do Programa Nacional de Vacinação (PNV), mas apenas uma interrupção de fornecimento, que será reposto em breve. Questionada pela Lusa, Graça Freitas explicou que a agressividade do serotipo W é idêntica ao do serotipo C, para o qual existe uma vacina no PNV.

A Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda esta vacina, apesar de esta vacina estar fora do Plano Nacional de Vacinação (PNV), para “crianças e adolescentes com asplenia anatómica ou funcional, hipoesplenismo [referentes ao mau funcionamento do baço], défice congénito de complemento, e em terapêutica com inibidores do complemento (Eculizumab) [relacionados com doenças imunológicas]”; “viajantes com estadias prolongadas ou residentes em países com doença hiperendémica ou epidémica e sempre que exigido pela autoridade local” e ainda a título individual “nos esquemas recomendados nos resumos das características das vacinas”​.

De facto, apenas a vacina contra a meningite C está no PNV. A vacina ACWY (que oferece protecção contra quatro serogrupos de meningite) não está, custa cerca de 50 euros e está neste momento esgotada na maioria das farmácias do país