Depressão Daniel causou cerca de 200 ocorrências de importância baixa em todo o país e já está de saída. Mas vem já aí a depressão Elsa, que deverá atingir a sua força máxima na quinta-feira, prevendo-se “um dia complicado”, sublinhou a Proteção Civil.

e acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), fornecidos à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), depois da depressão Daniel, que chegou este domingo e está já de saída, a próxima depressão, a Elsa, chegará ao território continental em força já na quinta-feira, dia 19.

Fazendo um balanço da passagem da depressão Daniel, o comandante Pedro Nunes, da Proteção Civil, disse à RTP que o mau tempo que se fez sentir entre ontem e esta segunda-feira “deixou precipitação intensa em algumas zonas do país, nomeadamente nos distritos mais a Norte, e algum vento também”.

“Registámos aqui no comando nacional perto de 200 ocorrências de importância baixa, ocorrências relacionadas com inundações e limpezas de via, com maior incidência nos distritos do Porto, Aveiro e Viseu”, adiantou.

Sobre as previsões para os próximos dias, o comandante disse que hoje, segunda-feira, é ainda expectável que tenhamos até ao fim da tarde episódios de precipitação, nomeadamente nos territórios mais a sul e no Interior.

Terça-feira será um dia de ‘folga’ do mau tempo, sem previsão de chuva e com vento a soprar fraco. “E a partir do dia 18, segundo indicação do IPMA, vamos ter a aproximação de uma depressão – a Elsa – e que terá o seu epicentro no território continental no dia 19, quinta-feira. É esperada precipitação forte em todo o território, acompanhado de agitação marítima e vento forte”, afirmou. “Com os dados que temos, vamos ter um dia complicado [na quinta-feira]”, previu.