Universidade do Minho tem três novos estudantes com nota 20

A Universidade do Minho tem três estudantes que entraram este ano letivo com média de 20 valores, anunciou hoje a instituição. Rui Pedro Oliveira, do Colégio D. Diogo de Sousa (Braga), escolheu Engenharia Informática; Andreia Ferreira, da Secundária Francisco de Holanda (Guimarães), optou por Contabilidade; e Margarida Gonçalves, da Secundária da Póvoa de Lanhoso, vai para Línguas Aplicadas. A UMinho conta com um recorde de 3.100 novos alunos que ingressaram nesta primeira fase do concurso nacional de acesso.

“Foi lógico escolher a UMinho, porque é uma referência nacional em Informática, porque todos me falam bem do curso, porque há um importante conjunto de empresas à volta e, também, porque sou de Braga”, justifica Rui Pedro Oliveira. O jovem de 18 anos está expectante para o início da vida académica e admite definir o seu futuro profissional só a partir do mestrado, pois a sua área “está em desenvolvimento constante”.

Já Margarida Gonçalves, de 50 anos, trabalhou 20 anos numa empresa de âmbito internacional e decidiu voltar a estudar durante a pandemia. Obteve nota máxima no exame nacional em Alemão e sente-se motivada para a licenciatura em Línguas Aplicadas, reconhecendo-lhe a “excelência curricular”. Tem “as melhores referências” da UMinho, onde a sua filha estuda Psicologia. Andreia Ferreira, de 40 anos, quer reforçar competências em Contabilidade, área na qual trabalha. Entrou com a média do exame nacional de Economia e tem “grandes expetativas” no curso, que pretende fazer como trabalhadora-estudante e que pode contribuir na sua progressão de carreira.

Um terço dos novos estudantes já se matriculou

De acordo com nota de imprensa enviada às redações, acima de mil novos estudantes inscreveram-se na UMinho esta segunda-feira, primeiro dia de matrículas, num processo que se estreia em formato online e que decorre de forma segura, simples e rápida. As matrículas prosseguem até sexta-feira, dia 2 de outubro. Os candidatos colocados podem antecipar as etapas do processo no portal sou.uminho.pt, através de um tutorial. Podem ainda esclarecer dúvidas escolhendo entre um chatbot, a videochamada e o telefone 253601440. A equipa de suporte inclui estudantes atuais da instituição e funciona em permanência, garantindo atendimento e encaminhamento para os respetivos canais. Adicionalmente, numa iniciativa pioneira no país, estudantes de outros anos da UMinho esclarecem online dúvidas aos alunos recém-chegados sobre como é iniciar o estudo nos novos cursos. As salas de videochamada funcionam até dia 30, das 09:00 às 18:30.

Nos primeiros dias de outubro, os novos estudantes vão poder conhecer a universidade, as suas unidades orgânicas de ensino e investigação, os cursos e a vida da academia, através dos “embaixadores UMinho”, ou seja, 300 alunos de diversos cursos da instituição que foram formados para apoiar nas várias fases de matrícula e acolhimento. Face ao contexto pandémico, o programa de acolhimento nas Escolas e Institutos vai ser desdobrado em datas, horas e locais específicos para receber novos alunos de cada curso. A Reitoria disponibiliza um conjunto de respostas a questões frequentes sobre procedimentos a adotar em diversas situações, esperando que todos sejam agentes de saúde pública. A Associação Académica da UMinho prevê também atividades formativas, culturais, desportivas e sociais, como conversas online, voluntariado e visitas às cidades de Braga e Guimarães.

A UMinho conta com um recorde de 3100 novos estudantes que ingressaram nesta primeira fase do concurso nacional de acesso. Preencheu 98.4% das vagas e a maioria dos colocados entrou em primeira opção. Em 95% dos cursos oferecidos, a classificação do ultimo colocado foi superior à do ano transato e, no caso de Medicina, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Biomédica, superou os 18 valores.