Ponte de Lima celebra, esta quarta-feira, 895 anos. Foi a 04 de março do ano de 1125, que a rainha D. Teresa atribuiu o foral “e fez Vila o Lugar de Ponte“.

Este ano, a data de fundação da vila de Ponte de Lima, uma das mais antigas do país, anterior à própria nacionalidade (1143), será assinalada por um conjunto de iniciativas que têm início na freguesia da Correlhã, com a inauguração da requalificação da sede da Junta de Freguesia da Correlhã.

De acordo com informação do município, as comemorações terão como convidada de honra a Ministra da Coesão Territorial, Ana Maria Pereira Abrunhosa. Do programa consta ainda a abertura da Exposição “Caminho de Santiago”, que se irá realizar na Torre da Cadeia Velha, promovida pela Associación de Amigas e Amigos do Caminho Português a Santiago, de Pontevedra, às 16:30, à qual se segue a recriação histórica “A Visitação da Rainha Tareja ao Lugar de Ponte”, terminando este momento com a deposição de uma coroa de flores no Monumento à Rainha D. Teresa, na Praça da República.

Rainha D. Teresa, “mãe” de Ponte de Lima. Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima (Arquivo)

Às 18:00 horas, terá inicio a sessão Solene comemorativa do Dia de Ponte de Lima, no Auditorio Municipal, que inclui a apresentação do Livro “A Arte de Trabalhar a Pedra de Ponte de Lima” da autoria de Carlos A. Brochado de Almeida.

As celebrações estendem-se para os dias seguintes. No dia 06 de março, o Teatro Diogo Bernardes, apresenta o espetáculo “Atlântico” apresentado por BossarenovaTrio | Paula Morelenbaum, Joo Kraus e Ralf Schmid, e a 07 de março a “Cinderella Cyborg” de Júlio Resende.

No dia 08 de março, a fechar este programa cultural, realiza-se o encontro Concelhio de Bombos, no centro histórico da vila.