Clubes terão de votar unanimemente no modelo a seguir. Caso contrário, caberá ao Governo tomar uma decisão.

O surto de coronavírus Covid-19 que se alastrou por todo o mundo obrigou à suspensão das mais diversas provas desportivas, entre elas o campeonato português, numa altura na qual a corrida pelo título se encontrava ao rubro fruto dos resultados das últimas semanas.

Ao cabo de 24 jornadas, o FC Porto é líder isolado, com 60 pontos, mais um do que o segundo classificado, o Benfica, pelo que resta saber, afinal, como será possível ‘desfazer o nó’ se esta paragem forçada se prolongar por mais tempo.

De acordo com o jornal A Bola, caberá à comissão executiva da Liga Portugal propor uma solução, sendo que nenhuma hipótese está descartada, passe ela por um eventual playoff ou até mesmo pela não atribuição do troféu.

Certo é que, seja qual for o caminho que venha a ser seguido, terá de ser votado de forma unânime por parte dos clubes, e não de uma maioria qualificada, tal como mandam os regulamentos quando se trata de uma competição que se encontre em curso.

Caso os emblemas do futebol português não se consigam entender no que a esta questão diz respeito, o caso terá de ser entregue à secretaria de Estado da Juventude e Desporto, “que invocaria o interesse público para tomar uma deliberação final”.

É, também exigida unanimidade aos clubes quanto às vagas de apuramento para as competições europeias, uma vez que, acrescenta a mesma publicação, se tal não suceder, a UEFA poderá ter de chegar ao extremo de decidir quem participa nestas provas através de… convites.