Apesar de todas as interrogações quanto ao novo coronavírus, não há evidência de que animais domésticos transmitam o SARS-COV-2.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) faz um apelo nas redes sociais quanto ao novo coronavírus que tantas dúvidas está a causar mundo fora. Apesar de ainda muito estar por descobrir, os animais domésticos não transmitem o SARS-COV2, o vírus responsável pela Covid-19. Por isso, “não abandone”.
De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir a Covid-19″
Para esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter, consulte a página da Direção-Geral de Saúde, na seção dedicada a perguntas e respostas, e certifique-se que a informação que circula noutros meios é baseada ou confirmada por esta autoridade de saúde.
Em Portugal, país que está em situação de alerta, há 112 casos confirmados de infeção por Covid-19 e 172 aguardam resultado laboratorial, de acordo com o boletim divulgado esta sexta-feira.Nesta altura, o número de casos suspeitos em Portugal é de 1308. Estão identificadas, agora, 11 cadeias de transmissão.
O Governo decretou esta quinta-feira que todas as escolas vão encerrar a partir da próxima segunda-feira até ao período da Páscoa, uma medida tomada para conter o contágio pelo novo coronavírus no país.