Cerimônia Solene no Palácio Nacional da Ajuda marca início do novo Executivo liderado pelo PSD

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e os 17 ministros do XXIV Governo Constitucional assumem oficialmente as suas funções hoje, às 18:00, no Palácio Nacional da Ajuda. Este momento acontece menos de um mês após a vitória da Aliança Democrática nas eleições legislativas de 10 de março.

Esta será a terceira vez que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, empossará um governo, mas é a primeira vez que liderará um executivo do PSD, partido que já presidiu. Importa destacar que nenhum dos dois governos anteriores conseguiu completar o seu mandato até ao fim.

Na Sala dos Embaixadores, Marcelo Rebelo de Sousa dará posse ao primeiro-ministro e aos 17 ministros, que prestarão juramento e assinarão o auto de posse, seguindo uma ordem hierárquica pré-estabelecida.

Os secretários de Estado do XXIV Governo Constitucional, cujos nomes ainda não foram divulgados, tomarão posse na sexta-feira.

Durante a cerimônia, está prevista a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que têm mantido um silêncio público nos últimos dias.

Este novo governo contará com dois ministros de Estado – Paulo Rangel, nos Negócios Estrangeiros, e Joaquim Miranda Sarmento, nas Finanças – além de um ministro Adjunto, Manuel Castro Almeida, responsável pela Coesão Territorial e gestão dos fundos comunitários.

Mais de 60% dos membros do governo fazem parte da Comissão Permanente do PSD, o núcleo central da direção, e há quatro nomes independentes, todos eles mulheres.

Ao todo, o XXIV Governo contará com sete ministras, duas a menos do que o último executivo liderado pelo PS, sob António Costa.

.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here