Marcelo convoca reunião para decidir se decreta Estado de Emergência

O Presidente da República falou ao país este domingo e revelou ter convocado uma reunião com o Conselho de Estado para esta quarta-feira.

Presidente da República falou este domingo à noite ao País, da sua casa – onde se encontra em quarentena voluntária – e anunciou que, na quarta-feira, será decidido se é decretado o Estado de Emergência.

O Presidente da República referiu que tem acompanhado minuto a minuto a situação que o País enfrenta e deixou um agradecimento aos portugueses.

“O civismo, a maturidade, a compreensão, a solidariedade, o respeito para com os outros. Depois agradecer novamente ao pessoal de saúde, que trabalha 24 horas, que se ultrapassa a si mesmo”, salientou Marcelo, referindo que o desafio é “enorme e vai durar meses”.

“Agradeço às forças de segurança e a todas as estruturas que apoiam o pessoal de saúde. Àqueles que fazem circular pessoas e mercadorias para que a economia e a sociedade vivam e não definhem”, sublinhou- 

Marcelo Rebelo de Sousa deixa um apelo aos mais jovens e menos jovens e recordou que outras lutas já foram travadas e ultrapassadas.

“Apelar aos menos jovens, como eu, para que saibam compreender e resistir, aos mais jovens para que respeitem os menos jovens, a quem tanto devem, nomeadamente na crise económica e financeira. Mais do que um apelo, uma certeza, vencemos a pneumónica há 100 anos, foi devastadora, vencemos pestes desde que somos Portugal, vencemos crises económicas e financeiras, vamos vencer”.

Com a certeza de que “aquilo que é preciso decidir será decidido” e de que “as medidas necessárias serão tomadas”, o Presidente da República garantiu que “a ponderação será feita minuto a minuto, dia a dia”. 

Marcelo mostrou, por fim, certezas de que “vamos vencer” e de que é mais forte o “que nos une” do que o que “poderia separar”.