A Confraria do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, anunciou hoje o encerramento de vários espaços e serviços naquela estância, entre os quais a basílica e o elevador, para minorar o efeito de contágio por Covid-19.

Em comunicado, a confraria refere que foram também encerrados os barcos do lago, a Casa das Estampas, a secretaria, o parque infantil, o quiosque e as casas de banho.

O encerramento destes espaços e serviços mantém-se até 31 de março, após o que essa decisão será mantida ou serão tomadas novas medidas, tendo em conta as orientações das entidades competentes.

“A decisão que tomamos é inédita, foi muito difícil e com consequências ainda por calcular, mas pretende, acima de tudo, salvaguardar a integridade física de todos os colaboradores desta instituição, bem como de tantos quantos visitam o Bom Jesus”, sublinha a confraria.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.