Universidade do Minho faz hoje 46 anos

A Universidade do Minho celebra esta segunda-feira o seu 46.º aniversário, a partir das 10:00 horas, em sessão solene no Salão Medieval da Reitoria da UMinho, no Largo do Paço, em Braga. E concede o título de Doutor Honoris Causa ao investigador galego Angel Carracedo.

No dia de aniversário, a UMinho apresenta o Data RepositóriUM, o repositório de dados da UMinho, um novo serviço para partilhar, publicar e gerir dados de investigação. Tal como há 17 anos com o RepositóriUM, a UMinho é pioneira na disponibilização de um repositório de dados de investigação para a sua comunidade.

A sessão de apresentação conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro e do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, e acontece a 17 de fevereiro, entre as 16:00 e as 17:30, no Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga.

A gestão, abertura e partilha dos dados tem vindo a assumir uma crescente importância nas políticas e nas práticas de investigação no quadro da ciência aberta.

A União Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, definiu a obrigatoriedade da elaboração de planos de gestão de dados, bem como o depósito e partilha (com possibilidade de exceção) dos dados produzidos pelos projetos financiados.

A UMinho, que foi pioneira no estabelecimento de um repositório institucional em 2003, e tem vindo a promover o acesso aberto e a ciência aberta, pretende agora consolidar um plano de intervenção para a gestão de dados de investigação, disponibilizando alguns serviços e ferramentas de suporte, como o Data RepositóriUM.

O Data RepositóriUM foi estabelecido usando a plataforma open source Dataverse (dataverse.org), desenvolvida e disponibilizada pela Universidade de Harvard, e utilizada por mais de meia centena de instituições académicas e científicas de todo o mundo.

Fala o reitor

A cerimónia – diz a Reitoria – prevê as intervenções do reitor, Rui Vieira de Castro, do presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira, e do presidente da Associação Académica, Rui Oliveira.

Conta com o tradicional cortejo académico e, ainda, com a entrega do Prémio de Mérito Científico, a atribuição de títulos de Professor Emérito, a entrega dos diplomas de reconhecimento aos funcionários mais antigos, dos prémios escolares e das cartas doutorais.

Os momentos musicais vão ser interpretados pelo Coro Académico da UMinho, acompanhado pelo Quinteto de Metais do Departamento de Música da UMinho, sob a direção de Sílvio Cortez.

Honoris Causa

O título honorífico de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades eminentes que se tenham destacado pela sua reputação, mérito ou ação na sociedade.Angel María Carracedo Álvarez destaca-se por ser uma personalidade ímpar da sociedade académica e científica internacional.

Nasceu a 12 de novembro de 1955 em Santa Comba, na Corunha. Licenciou-se (1978) e doutorou-se (1982) em Medicina pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) com o “Prémio Extraordinário”.

Foi diretor do Instituto de Medicina Legal da USC entre 1994 e 2012 e é aí que leciona Medicina Legal desde 1989. Angel Carracedo é reconhecido não só pelo seu trabalho com impacto nos domínios da genética forense, clínica e de populações, mas também na aplicação dos seus estudos para benefício da sociedade, com importantes contributos na área da farmacogenética.

Destacam-se ainda os seus enormes contributos para a cultura Galega, sendo um impulsionador fervoroso da literacia científica na difusão de valores científicos e humanos.

Concertos

No âmbito das comemorações, a Orquestra da UMinho atua em Guimarães e Braga com interpretações de Franz Joseph Haydn (Concerto para violoncelo em Dó Maior) e Ludwig Van Beethoven (Sinfonia nº3 op.55, Sinfonia Heroica), sob a direção do maestro Vítor Matos e com a participação de Pavel Gomziakov (violoncelo).

Os concertos, de entrada livre, acontecem na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, às 21:30, na Igreja de S. Francisco, em Guimarães e no sábado, dia 15 de fevereiro, à mesma hora, no Salão Medieval da UMinho, no Largo do Paço, em Braga.