Casa Branca pede aos habitantes de Nova Iorque que saíram do estado a ficarem em quarentena durante 14 dias. Governador da Florida ordena isolamento aos passageiros de voos de Nova Iorque, Nova Jérsia e Connecticut.

Qualquer pessoa que tenha saído nos últimos tempos da área metropolitana de Nova Iorque, um gigantesco pedaço de território urbano com mais de 20 milhões de habitantes, deve pôr-se em quarentena, esteja onde estiver, durante 14 dias. A mais recente directiva da Casa Branca, anunciada na noite de terça-feira, sublinha a gravidade da situação na cidade mais populosa dos Estados Unidos: uma em cada mil pessoas pode estar infectada com o novo coronavírus, um número oito a dez vezes superior à média de outras regiões do país.

O mais recente aviso da Casa Branca tem como objectivo travar o aparecimento de novos surtos em outras regiões, como na soalheira Florida, para onde muitos habitantes de Nova Iorque escaparam nos últimos dias após a entrada em vigor de medidas restritivas no seu estado.

Na noite de terça-feira, já depois de a coordenadora da Casa Branca para o combate ao novo coronavírus, Deborah Birx, ter pedido aos habitantes de Nova Iorque que não se aproximem de outros cidadãos, o governador da Florida, Ron DeSantis, convocou uma conferência de imprensa extraordinária.

“Assim que o governador de Nova Iorque decretou a ordem de isolamento, os aviões começaram a levantar voo carregados com pessoas a fugirem de lá”, disse o governador da Florida, onde o número de casos já ultrapassou os 1400. E onde as praias mais famosas só foram encerradas ao público nos últimos dias.

Por isso, anunciou Ron DeSantis, a partir de agora todos os passageiros de voos originários dos estados de Nova Iorque, Nova Jérsia e Connecticut vão ser postos em isolamento durante 14 dias assim que chegarem à Florida.

“Desejamos o melhor para os nossos amigos de Nova Iorque, eles têm um combate duro pela frente”, disse o governador. “Mas também temos de proteger a nossa gente aqui no estado da Florida.”