Portugal e Espanha ‘unidos’ de novo. Eis as imagens da cerimónia

Celebração foi marcada esta manhã em Badajoz. Seguiu-se no lado português, em Elvas.

Já terminou cerimónia de alto nível de reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha com a presença dos chefes de Estado e de Governo de Portugal e de Espanha – Marcelo Rebelo de Sousa, Felipe VI, António Costa e Pedro Sánchez. 

Na celebração, que começou em Badajoz, ouviram-se os hinos nacionais: primeiro o de Portugal, em seguida o de Espanha. Prosseguiu com uma breve deslocação na alcáçova e um ‘olhar para Portugal’.

O momento solene continuou em Elvas, já do lado português, também com os hinos, agora primeiro o de Espanha e depois o de Portugal. Os quatro chefes de Governo e de Estado mantiveram, em seguida, uma conversa junto ao castelo da cidade raiana, seguido de um percurso a pé. 

Não houve, em nenhum destes momentos, uma declaração aos jornalistas sobre a reabertura e a ‘reunião’ entre os dois países. 

De recordar que devido à pandemia de Covid-19, por decisão conjunta, a fronteira luso-espanhola foi encerrada às 23h00 de 16 de março (00h00 de dia 17 em Espanha), com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços, e reabriu às 23h00 desta terça-feira, (00h00 de hoje em Espanha).