Para este fim de semana, o IPMA prevê céu praticamente limpo e temperaturas próximas dos 30 graus no continente e nas ilhas, mas alguns distritos e o arquipélago da Madeira continuam sob aviso laranja de calor.

As temperaturas máximas vão continuar a descer ligeiramente em todo o país, apesar de alguns avisos se manterem no Sul, no Interior e na Madeira, prevendo-se um fim de semana de calor, mas com temperaturas ligeiramente mais baixas do que nos últimos dias.

Segundo a previsão do Instituto Português do Ar e da Atmosfera (IPMA), é esperado para sábado, dia 12 de agosto, uma “pequena descida da temperatura máxima” e “céu geralmente limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste”, com vento por vezes forte nas terras altas e na zona costeira durante a tarde.

No Norte e Centro do continente, especialmente no litoral, as autoridades preveem nuvens mais fortes durante a manhã, e até “a possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuvisco”.

O Interior e o Sul do continente continuam, no entanto, sob alerta de calor, especialmente o distrito de Faro, onde está previsto que os termómetros atinjam os 40 graus e para onde foi emitido um alerta laranja, assim como na Madeira. Mas na costa do continente, especialmente no Centro e Norte, as temperaturas deverão andar entre os 23 e os 29 graus.

No arquipélago da Madeira, o IPMA espera também um “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo”, além de “poeiras em suspensão”. Já nos Açores o tempo andará mais ‘cinzento’, com os três grupos a apresentarem céu muito nublado com “boas abertas”.

Para domingo, os meteorologistas esperam novamente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado em todo o continente, passando a por vezes forte nas terras altas e no Centro e Sul. Os avisos amarelos lançados em função do calor para os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda e Portalegre, assim como o aviso laranja para Faro, devem durar até às 23 horas de domingo.

Na Madeira, o aviso laranja em toda a região mantém-se até às 19 horas de segunda-feira, mas o IPMA espera uma pequena descida da temperatura máxima no domingo. É indicado também a ocorrência de “céu pouco nublado ou limpo”, com “períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo até ao início da manhã”.