O vice-almirante Gouveia e Melo deverá ser o próximo Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), após o afastamento do almirante António Mendes Calado.

Ao que apurou o JN, o militar que ao longo dos últimos meses liderou a “task force” da vacinação contra a covid-19 tem fortes possibilidades de ascender ao cargo máximo da hierarquia da Marinha.

Gouveia e Melo preenche os requisitos para o cargo, uma vez que tem o posto de vice-almirante. E, de acordo com fontes contactadas pelo JN, terá sido o nome escolhido pelo ministro da Defesa, que terá de o propor ao presidente da República. Também à agência Lusa, fonte da Defesa Nacional ligada ao processo confirmou que o vice-almirante vai ser proposto ao cargo na sequência da exoneração do almirante António Mendes Calado.

A 19 de agosto, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o vice-almirante com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis pela sua carreira militar.

Henrique Gouveia e Melo, nascido em Moçambique em 1960, ingressou na Escola Naval em setembro 1979 e navegou nos submarinos Albacora, Barracuda e Delfim, exercendo diversas funções operacionais como oficial de guarnição e de comando.

Com formação de base como “submarinista” – foi chefe da Esquadrilha de Submarinos, a qual integrou entre setembro de 1985 e até 1992 -, o vice-almirante tem também vários cursos de especialização, entre os quais de comunicações e de guerra eletrónica, sendo também especialista em informações.

Foi porta-voz da Marinha e, antes de ser chamado para o EMGFA, era, desde janeiro de 2017, Comandante Naval na Marinha e, antes disso, chefe de gabinete do então Chefe de Estado-Maior da Marinha, almirante Macieira Fragoso. Como comandante naval da Marinha, foi o responsável pelos trabalhos de recuperação pelo seu ramo em Pedrógão Grande, na altura dos fogos, em 2017.

No percurso da sua carreira, Gouveia e Melo foi ainda distinguido com diversas condecorações, como a Ordem Militar de Avis – Grau Comendador, oito Medalhas Militares de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 1.ª, 2.ª e 3.ª Classe, a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª Classe, a Medalha Militar de Cruz Naval de 3.ª Classe, a Medalha Militar de Comportamento Exemplar – ouro e, mais recentemente, a Ordem de Mérito Marítimo por parte da Marinha Francesa e a Medalha da Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial, atribuída pela Marinha do Brasil.