Ricardo Silva, autarca de S. Victor, assume que os pedidos de ajuda aumentaram de forma exponencial.

A Junta de Freguesia de S. Victor, a maior do concelho de Braga, conta com uma bolsa de 60 voluntários para distribuir cabazes, fazer compras para idosos e até passear os animais de estimação. Ricardo Silva, autarca local, também está no terreno. Vai às mercearias e supermercados “fazer recados”, faz compras e entrega-as directamente a famílias mais idosas. Um trabalho contínuo no terreno para zelar pela segurança dos mais velhos e pelas famílias mais fragilizadas.

Ricardo Silva assume que neste período “o próprio poder autárquico tem que se reiventar e continuar próximo das pessoas”, dentro das novas regras. 

“Temos tentado não deixar ninguém para trás. Às vezes podemos demorar alguns dias”

Em entrevista à RUM, Ricardo Silva explica que a junta “não pode deixar de dar apoio”. Em S. Victor, o autarca não consegue explicar percentualmente o crescimento da acção social, uma vez que disparou o número de pedidos de ajuda. “Nem consigo dizer quanto porque foi um aumento gigante. Temos tentado não deixar ninguém sem resposta. É certo que às vezes podemos demorar alguns dias, mas temos tentado acompanhar todos os casos”, assegura. Segundo o autarca, os pedidos “chegam de todos os lados”, incluindo “instituições de solidariedade social e gabinetes”. 

Ao longo do ano, a Junta de Freguesia realiza várias iniciativas solidárias e uma campanha de recolha de alimentos. Acções determinantes já que nestes primeiros tempos foi possível entregar “alguns kits SOS”. Certo é que já estão a ser agilizadas novas iniciativas que permitam ajudar aqueles que mais precisam nesta fase e ao longo dos meses de Abril e Maio.

Além do kit SOS, para as pessoas que já têm dificuldades na prestação de contas do dia-a-dia, a Junta de Freguesia de S. Victor tem outros apoios. Com as carrinhas da junta são transportados cabazes à porta das pessoas. Para os idosos, as pessoas são desafiadas a entregar a lista de compras ou fazer o pedido via telefone. A equipa de voluntários faz as compras, entrega-as juntamente com o respectivo recibo.

Um outro serviço visa “passear os animais de estimação” dos idosos para que os proprietários fiquem em casa. Aqui, admite, ainda não se registou qualquer pedido.

SESSENTA VOLUNTÁRIOS PREPARADOS PARA AJUDAR EM S. VICTOR

O presidente da Junta de Freguesia de S. Victor saúda a prontidão dos mais jovens, ainda que pessoas mais velhas também se tenham disponibilizado a ajudar diariamente. 

Segundo Ricardo Silva, em menos de duas horas conseguiu inscrever 40 voluntários. Actualmente são 60, mas as equipas estão divididas e actuam em turnos para que se possam resguardar. “Temos uma dezena de voluntários no terreno, que faz compras e entrega-as, entrega também Kits SOS e o que chega de outras instituições”, conta Ricardo Silva.

Quem também está diariamente na rua é o próprio presidente de Junta. Ricardo Silva explica que “é preciso dar confiança às pessoas”, evitar burlas e abusos da generosidade dos mais frágeis e acrescenta que se trata ainda de “um acto de reforço anímico para que as pessoas percebam que as insituições estão no terreno para servir a população e evitar que saiam de casa”.

Qualquer residente em S. Victor que necessite de apoio deve fazer o pedido via telefone, e-mail ou messenger.

CONTACTOS JUNTA DE FREGUESIA DE S. VICTOR

Telefone: 253274815

e-mail: geral@juntasvictor.pt ou pelo messenger do Facebook

Na próxima semana será lançada uma nova linha telefónica só para apoio social, de forma a que a linha geral seja libertada para outros assuntos.