Homem filmado a atravessar ponte internacional sem vigilância em Monção

Um indivíduo foi filmado, no fim-de-semana, a atravessar tranquilamente a Ponte Internacional entre Monção e Salvaterra de Miño. Esta fronteira entre os dois países ibéricos, recorde-se, encontra-se totalmente fechada à circulação de veículos e peões desde o passado dia 17 de março.

No local foram colocadas barreiras de betão, grades e respetiva sinalética para impedir a passagem de qualquer veículo ou pessoa. Durante o dia e noite, a zona é vigiada pelas autoridades. Do lado de lá, esta missão até está entregue à BRILAT [Brigada de Infantería Ligera Aerotransportable] que, nos últimos dias, foi por diversas vezes fotografada a patrulhar os vários pontos de passagem.

No entanto, fonte da GNR referiu à Rádio Vale do Minho que “há intervalos” em que não está lá ninguém. Terá sido num desses intervalos que um indivíduo – que será de naturalidade galega – terá aproveitado para fazer a travessia. Acabou por ser filmado a partir do lado galego.

As imagens, previsivelmente, causaram grande indignação e revolta nas redes sociais. Segundo a Rádio Vale do Minho, o indivíduo chegou mesmo a ser identificado pelas autoridades espanholas, tendo-lhe sida aplicada uma coima superior a mil euros.