Os militares do Comando Territorial de Braga da GNR vão estar presentes nos principais itinerários de entrada e saída dos diversos concelhos do distrito, em ação de controlo e fiscalização, anunciou hoje aquela força.

Contactado por O MINHO, fonte do comando explica que as ações derivadas das limitações impostas ao período da Páscoa, presentes no decreto presidencial de Estado de Emergência, coincidem com ações da Operação Páscoa, levando a que a fiscalização possa ser maior, mas sem “intensificação”.

GNR de Viana vai fazer duas operações de “maior envergadura” na A28

Aquele comando destaca ações de sensibilização que vão ser levadas a cabo por militares ao longo dos próximos cinco dias que incluem apoio a idosos isolados e ações de controlo nos terminais de transportes coletivos, como é o caso de autocarros e estações e apeadeiros ferroviários.

“Estamos a apostar muito no nosso contacto com os idosos, especialmente aqueles já referenciados como pessoas que vivem mais isoladas e com vulnerabilidades especiais”, destaca o comando.

“Queremos também desenvolver várias ações de controlo e prevenção junto dos terminais de transportes coletivos de diversos concelhos”, acrescenta.

O comando destaca que as fronteiras entre concelhos serão controladas, assim como no interior das diversas vilas do distrito de Braga, servidas pela ação da GNR.

95 condutores sem justificação para entrar em Guimarães voltaram para casa

“Todo este conjunto de ações será levado a cabo com a intenção de evitar a circulação sem autorização nas estradas, mas vamos intensificar a vertente do apoio próximo dos idosos”, realça.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde desta quinta-feira vem com os números aproximados daquilo que são os casos fidedignos de infeções por covid-19 discriminados por concelho. Existem 1.340 casos confirmados no Minho, mais 149 do que ontem.

Os números correspondem aos dados recolhidos até as 24:00 de quarta e podem comportar apenas cerca de 79% dos casos reais.

Braga, com 521 (+98 do que ontem) casos confirmados, Famalicão com 168 (+14) e Guimarães com 161 (+12) são os concelhos da região do Minho mais atingidos pela pandemia.