Com o país a viver uma situação sanitária sem precedentes, o Município de Braga e as empresas municipais têm vindo a implementar um conjunto alargado de medidas que visam ajudar as empresas e as famílias bracarenses a combater os efeitos da crise provocada pela Covid-19.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a prioridade é ajudar quem mais precisa e encontrar respostas que sirvam as franjas mais frágeis da população. “As empresas municipais estão a fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar as empresas e as famílias do concelho neste momento que ainda é de muita incerteza quanto ao futuro”, salienta o autarca bracarense.

Desde 20 de Março, a BragaHabit implementou uma moratória extraordinária de 30 dias. Esta moratória, que pode ser alargada em função da situação do país, abrange o pagamento das rendas de habitação social; os pagamentos referentes aos serviços de refeições escolares; e os apoios dados nas Atividades de Animação e de Apoio à Família e Componente de Apoio à Família.

A empresa avançou igualmente com a suspensão das ações de despejo por incumprimento contratual e ocupação sem título. Além de assegurar o pagamento dos salários completos a todos os colaboradores, a BragaHabit assegura os serviços de atribuição dos apoios ao subsídio direto ao arrendamento, prevendo-se uma redução do período de carência no pagamento dos apoios na renovação.