Se procura emprego, siga estas regras para obter sucesso

Se está à procura de emprego, tome nota destas dicas que podem fazer a diferença no seu processo de recrutamento. 

O mercado de trabalho está a passar por um período difícil, mas isso não quer dizer que os processos de recrutamento terminaram. Porém, é necessário ter em consideração alguns fatores que até podem ajudar a ter sucesso no processo.

A Adecco, uma empresa especialista em recursos humanos, reuniu algumas regras que podem ajudar a aproveitar este momento para preparar o seu CV, a carta de apresentação e a presença digital. Tome nota:

Currículo e carta de apresentação

  1. Apresente-se.  O CV e a Carta de Motivação são o primeiro contacto do candidato com a empresa.  Ambos os documentos devem funcionar como uma ferramenta de marketing pessoal. 
  2. Crie Impacto. Deve criar a “sua marca”, ou seja, compreender o que é único em si – pontos fortes, competências, valores e paixões – e usá-los para se diferenciar. 
  3. Seja Objetivo. O CV deve ser simples, objetivo e claro. Deve evitar-se a quantidade exacerbada de dados pessoais e constar apenas os essenciais como nome, email, telemóvel, localidade e perfil de Linkedin ou outro que faça sentido.

O segundo momento: a entrevista de emprego

  1. Valorize-se. É o momento certo para demonstrar que é o candidato ideal! Organize o seu discurso de forma clara e estruturada para que as suas competências sejam valorizadas. 
  2. Mostre interesse. Obtenha o máximo de informações sobre a empresa (ramo de atividade, dimensão, tipo de produtos / serviços, etc.) e sinta-se à vontade para questionar o entrevistador caso tenha dúvidas relativamente ao processo. 
  3. Não falhe no básico. A primeira impressão conta sempre. Cuide da sua imagem e adeque o seu vestuário à função pretendida. Seja pontual. 

O terceiro momento: a presença nas redes sociais

  1. Faça-se ouvir. As redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas empresas na procura de novos talentos. Nesse sentido, é fundamental criar perfis atualizados em plataformas que permitam impulsionar o seu sucesso no mercado de trabalho.
  2. Relacione-se. Estabeleça networking entre profissionais das suas áreas de interesse e de atuação. É muito importante ter referências. 
  3. Mostre a sua marca. Deve partilhar com alguma regularidade os projetos nos quais está envolvido expressando opiniões e críticas construtivas, de modo a dar a conhecer às empresas as suas opiniões, forma de ser e de estar na vida.