Um halo solar foi registado, esta sexta-feira, nos concelhos de Guimarães e Famalicão, como atestam fotografias partilhadas através das redes sociais.
Este fenómeno ótico é provocado pela “refração da luz, por cristais de gelo em suspensão na atmosfera”, de acordo com a classificação do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
Constituído por um anel luminoso centrado no Sol, este fenómeno ocorre quando existem presença de nuvens do tipo Cirrostratus, sendo visível devido ao ângulo de incidência da radiação solar com a camada das nuvens, finas de espessura e localizadas a grandes altitudes, até doze quilómetros.
O halo lunar também ocorre e é visível de noite.
O que é um Halo Solar?
Nós seres humanos somos verdadeiros apreciadores de belezas naturais, gostamos de observar e descobrir coisas novas. Fenômenos naturais não são raros e sem dúvida alguma atraem a nossa atenção, seja ele um Arco-íris, uma Aurora Boreal ou até mesmo um Eclipse. É inegável que muitos apreciam a beleza do Arco-íris, mas e se ele fosse formado ao redor do Sol? Como um Halo por exemplo…
O Halo é um fenômeno visível a olho nu e nada mais é que um círculo colorido que se forma ao redor do Sol. Especialistas consideram esse fenômeno em específico um pouco mais raro que os demais, já que ele necessita de certas condições para poder ocorrer como, por exemplo tempo muito seco e sem nuvens muito densas. O Halo chama atenção principalmente quando o céu está bem limpo, azul e o arco com cores fortes o que nos permite uma melhor visão deste fenômeno incrível.