O primeiro-ministro explica que quer devolver a confiança às famílias. Já foram feitos 15.000 testes aos funcionários das creches.
As famílias que coloquem crianças nas creches vão continuar a beneficiar do apoio do Estado até ao final de maio. Garantida deixada, esta quinta-feira, pelo primeiro-ministro.
Em declarações aos jornalistas, à margem da visita a uma creche, em Lisboa, António Costa explicou que esta é uma forma de devolver a confiança às famílias, em tempo de pandemia do novo coronavírus.
“Para dar tempo de adaptação e para os próprios pais refletirem, decidimos que, nesta primeira de quinzena de reabertura das creches, vamos manter para as famílias que têm crianças em creches o apoio à família para que os pais possam escolher se ainda ficam em casa ou se já os põem na creche, se os põem poucos horas na creche para se irem adaptando e o resto do tempo em casa. Portanto, para sentirmos todos maior conforto”, declarou.
Costa salientou que esta medida é tomada “pelos pais, que têm de sentir que há segurança para as crianças”, e pelos educadores.
“É fundamental que tudo isto decorra com a maior segurança”, sublinhou.