A emissora estatal japonesa NHK divulgou um vídeo que mostra o quão fácil os vírus e germes se espalham em restaurantes quando apenas uma pessoa está infetada.

O vídeo surge numa altura em que o mundo é afetado pela pandemia do novo coronavírus, que já matou pelo menos 297.259 pessoas e infetou mais de mais de 4,3 milhões em 196 países e territórios.

A CNN conta que a emissora japonesa fez a experiência com o intuito de simular uma refeição num restaurante buffet ou num cruzeiro.

 vídeo mostra 10 pessoas a chegar ao restaurante, sendo que uma delas está infetada. Cada um percorre normalmente o espaço como se estivesse num buffet, sem considerar uma potencial contaminação.

No final do vídeo, o espaço é iluminado com luz negra, o que mostra até onde a “infeção” se espalhou. A substância usada para representar vírus ou germes pode ser vista na comida, nos utensílios de cozinha, nos pratos e até no rosto de alguns dos participantes.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Japão registou cerca de 16 mil casos de Covid-19 e 678 mortes.

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro Shinzo Abe anunciou que o estado de emergência em vigor no país desde abril vai ser levantado na maioria das regiões, mas será mantido nas principais cidades, como Tóquio e Osaca.