Dezoito praias do Minho viram, este ano, renovada a bandeira azul: oito em Viana do Castelo, cinco em Caminha, quatro em Esposende e uma em Braga.

Em Viana do Castelo as oito praias que mantêm a bandeira azul são as de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo do Neiva.

Em Caminha são a fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, e as de Caminha, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão.

Em Esposende, mantêm-se com bandeira azul Marinhas – Cepães, Suave Mar, Fão-Ofir e Apúlia.

Por fim, a praia fluvial de Adaúfe, em Braga, também renova a bandeira azul.

A época balnear de 2020, que começa oficialmente a 6 de junho, vai contar com 322 praias costeiras e 38 fluviais com bandeira azul.

O Algarve continua a liderar o ranking com 87 praias galardoadas, seguido do Norte (76), da região do Tejo (57), da região Centro (46), dos Açores (42), do Alentejo (36) e por fim da Madeira (16).

Entre os critérios para a atribuição da Bandeira Azul estão a qualidade da água balnear, a presença de nadadores-salvadores, a qualidade dos acessos e as obrigações de os concessionários dos apoios de praias apostarem em projetos de eficiência energética e de responsabilidade social, como a redução de consumo de plástico descartável.

Portugal continua no primeiro lugar, em termos percentuais (face ao total de praias designadas como aptas para banhos) entre os 47 países cujas praias ostentam este símbolo. Em número absoluto, o ranking de Bandeiras Azuis continua a ser liderado por Espanha, Grécia, França, Turquia e Itália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here