Gulbenkian, Agência Portuguesa do Ambiente, Deco e EDP são alguns dos parceiros por detrás esta aplicação que pretende ajudar os portugueses neste verão de pandemia. A época balnear começa já no sábado.
Com semáforos e lotação limitada, ir à praia neste verão promete ser uma experiência diferente do habitual. Para garantir uma utilização em segurança e no respeito das regras de distanciamento, foi criada uma aplicação (app) que informa os portugueses sobre o estado de ocupação de cada praia.
Os dados são fornecidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com base nas informações fornecidas pelos concessionários das praias.
Em parceria com a associação de defesa para o consumidor Deco, a app informará ainda sobre o nível de qualidade da água das praias, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e vigilância e as infraestruturas disponíveis.
“O próximo passo é conseguir maior participação dos lojistas, gestores de praias e restaurantes, e a colaboração das autarquias, juntas de freguesia e das instituições governamentais”, afirma João Lobato, um dos fundadores do projeto, citado num comunicado à imprensa, enviado pela Deco.
“Precisamos que mais estabelecimentos se juntem à ‘Posso-Ir?’ e contribuam com informação oficial de ocupação dos espaços, para que possamos, assim, ajudar a sociedade portuguesa a voltar a um novo nível de normalidade”, defende.
Nascida dentro do grupo Tech4Covid19, a app já conta com mais de 200 mil downloads, 45 mil estabelecimentos comerciais e mais de 600 praias. Inclui também indicadores visuais para utilizadores daltónicos.
A aplicação foi ainda lançada há pouco tempo em Espanha e na Eslováquia, num esforço de internacionalização, que, tal como em Portugal, opera em regime de voluntariado.
Defender consumidores e economia
João Crisóstomo, responsável de comunicação do projeto, considera que “a plataforma vai contribuir diretamente para o relançamento económico do país, já que as pessoas vão sair, consumir, criar e prosseguir com as suas vidas”.
“Sempre de forma informada e mais segura”, sublinha.
A “PossoIr?” começou por funcionar de forma comunitária, com informação reportada apenas pelos utilizadores, mas, com vista a oferecer uma informação mais fiável e validada, o projeto conta agora com a participação dos próprios estabelecimentos.
Os gestores dos espaços registam-se de forma gratuita e reportam regularmente o nível de ocupação e os horários de funcionamento.
“Defender os interesses dos consumidores, e ajudar a resolver os seus problemas com base nas melhores decisões, é a missão da Deco PROTESTE”, afirma por seu lado Rita Rodrigues, das Relações Institucionais da defesa do consumidor.
Na opinião desta responsável, “esta ferramenta, feita por pessoas para pessoas, será certamente muito útil”.
A Fundação Gulbenkian e a Fundação EDP são as entidades que financiam esta aplicação, garantindo assim a continuidade do projeto na mitigação dos efeitos da Covid-19.
Direcionada para o utilizador e para gestores dos espaços públicos e comerciais, a app está disponível, de modo gratuito, para os sistemas iOS e Android, através da App Store e da Play Store.