SC Braga derrotado no arranque após pandemia 3-2 diante Santa Clara

O Santa Clara venceu hoje por 3-2 na receção ao Sporting de Braga, em jogo da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com o golo do triunfo a ser apontado já um período de descontos.

No regresso da competição, após quase três meses de paragem, devido à pandemia de covid-19, o Sporting de Braga adiantou-se no marcador aos 20 minutos, numa grande penalidade convertida por Fransérgio, mas o Santa Clara, que disputa os seus jogos em casa na Cidade do Futebol, em Oeiras, empatou aos 34, por Thiago Santana.

Na segunda parte, Trincão deu nova vantagem aos bracarenses, aos 56, mas a equipa açoriana voltou a empatar, aos 66, com Thiago Santana a ‘bisar’ na partida também através de uma grande penalidade, com Carlos Júnior a garantir a vitória com um golo aos 90+2.

Com o triunfo de hoje, o Santa Clara, que regressou às vitórias no campeonato, está em oitavo lugar, com 33 pontos, enquanto o Sporting Braga, que pôs fim a 10 jogos sem perder na prova, está em terceiro, com 46, mais três que o Sporting.

Custódio, treinador do Sp. Braga, em declarações na conferência de imprensa, após a derrota dos arsenalistas diante do Santa Clara.

«Sabíamos que o Santa Clara é uma boa equipa. Estivemos duas vezes em vantagem, mas cometemos erros que nos penalizaram. Sabemos o que temos de melhorar: sobretudo atitude competitiva e a agressividade, mas temos confiança total. Sabíamos que a retoma seria difícil e foi.

«Temos de melhorar bastante a circulação de bola e jogo posicional. E a atitude competitiva tem de estar sempre presente. A paragem deixou na incerteza do que viria a ser o futuro, mas sei o trabalho que vínhamos a desenvolver e sabemos o caminho que queremos seguir.»

[nenhuma das quatro equipas da frente venceu]

«Estávamos avisados do que tinha acontecido nos jogos anteriores, mas só consigo olhar para a minha equipa. Eles sabiam do que precisávamos de trazer para este jogo.»

[sobre a falta de público nos estádios]

«É um dos elementos que nos faz falta, o ambiente. Sabemos as regras e o porquê desta situação. Esperemos que passe depressa para podermos voltar a ter adeptos no nosso estádio.»

[sobre a aposta ofensiva, mesmo em desvantagem numérica]

«Arriscámos, acabámos a jogar com dois avançados e outros dois jogadores bem abertos. Acreditava mesmo que podíamos vencer, fiz tudo para ganhar o jogo, mas acabámos por perder num lance infeliz. Mas quem joga no Sp. Braga tem de ter sempre a vontade de ganhar.»

Declarações de João Henriques, treinador do Santa Clara, à Sport TV, após o triunfo sobre o SC Braga (3-2), na Cidade do Futebol, da 25.ª jornada da I Liga.

“O SC Braga entrou por cima, esteve melhor, mas depois as grandes situações foram do Santa Clara. Ao intervalo o empate já era injusto. Fomos superiores na primeira parte e na segunda parte o Sporting de Braga voltou a fazer golo na primeira oportunidade. Mas, com todo o mérito, demos a volta e conseguimos três pontos justíssimos. Respiramos saúde, confiança e dinâmica. Estamos orgulhosos, tranquilos e estamos muito mais perto do primeiro objetivo, que é a manutenção, com o Santa Clara pelo terceiro ano na I Liga, algo inédito.”

“Sonhamos com o próximo jogo e mais três pontos. Se conseguirmos mais do que os 42 pontos da época passada ficamos satisfeitos, mas somos muito ambiciosos e vamos olhar jogo a jogo para encurtar distâncias.”

“Somos a equipa com mais coragem da Liga. Fomos muito bem recebidos na Cidade do Futebol, com excelentes condições, mas mudar para aqui com todas as bagagens não é fácil. Viemos há seis dias e estamos aqui com todo o prazer a representar uma região. Quisemos ser parte da solução e não do problema, e por isso acedemos a vir para o continente, disputar dez jogos fora de casa”.

FRANSÉRGIO ASSUME: «O LANCE DA EXPULSÃO E DO PENÁLTI…»

O médio Fransérgio, que marcou na derrota frente ao Santa Clara (2-3), reconheceu que o lance que ditou a expulsão Raúl Silva e o consequente penálti marcado por Thiago Santana acabou por ser determinante no desaire.

«A paragem não prejudicou. O Santa Clara foi forte. Nós marcámos e eles empataram. Tivemos mais oportunidades para marcar. Depois foi o lance da expulsão e do penálti. Eles conseguiram virar o resultado e foi complicado. A expulsão ajudou um pouco», afirmou Fransérgio.